segunda-feira, 27 de abril de 2009

GP do Bahrein: Button vence novamente


A F-1 chegou ao Bahrein cheia de dúvidas. A Red Bull realmente está com essa corda toda? Estaria a Brawn perdendo o fôlego? O calvário ferrarista finalmente teria fim? Entretanto, o treino que definiu posições para o grid de largada apenas aumentou as dúvidas. Isso porque em uma ótima estratégia de peso para o Q3 as Toyotas voaram e ocuparam a primeira fila com Trulli e Glock, deixando Vettel, Button e Hamilton para trás. Agora a nova pergunta era: Chegou a vez da Toyota mostrar suas garras?
A corrida começou com pista suja, e um calor escaldante de mais de 35ºC. Isso indicaria cuidado redobrado com os pneus. Além do mais, carros mais leves à frente indicavam a diversidade de estratégias de paradas, ou seja, garantia de corrida movimentada.
  • Logo na largada Hamilton pulou para a briga pela ponta com a Toyota de Trulli, ignorando Vettel, que fez uma largada ruim. Glock pulou na frente e enquanto isso, Raikkonen, Massa e Barrichello quase estranharam-se no bolo para garantir algumas posições. Ao fim da primeira volta, Button superou Hamilton o que o colocou vivo na briga pela corrida.
  • A mistura de pista suja, baixa aderência e diferença de desempenhos fez com que as primeiras voltas fossem muito movimentadas, com diversas disputas de posição. A dobradinha da Toyota resistiu até os primeiros pit stops, quando Glock sofreu com pneus mais duros e Trulli perdeu tempo atrás da Renault de Fernando Alonso. Assim, Button aproveitou para compensar na pista e assumir a liderança.
  • Lá atrás quem padecia era Felipe Massa. Espremido por Raikkonen e Barrichello na largada, o piloto da Ferrari perdeu parte da asa dianteira e precisou para nos boxes ainda na primeira volta. Com isso, passou o resto da prova arrastando-se nas últimas posições.
  • A partir daí, Trulli conseguiu recuperar-se e ficar na segunda posição, mas ainda sem ameaçar Button. Vettel, manteve-se na 3ª posição até a bandeirada. Barrichello fechou a corrida em 4º e Hamilton levou a badeirada em 5º. Raikkonen acabou na 6ª posição, levando três pontos para a Ferrari, que mesmo assim, tem seu pior início de campeonato desde 1951. Glock e Alonso completaram os pontuadores.
  • Button cruzou a linha de chegada em primeiro e com folgas, praticamente sem ser ameaçado em momento algum, depois que assumiu a liderança na 15ª volta. Agora,o inglês soma 31 pontos no campeonato, 12 a mais que Barrichello, o vice líder. Piquet e Massa terminaram em 10ª e 14ª posições respectivamente.

Marretadas
  • BMW: ainda não mostrou a que veio em 2009. Amarga, juntamente com a Ferrari, uma temporada vergonhosas até então. Parece que todo o trabalho realizado ano passado, inclusive conquistando vitória, foi pelo ralo.
  • estratégia de Barrichello: todos sabem que Ross Brawn é um grande estrategista. Mas domingo errou com Barrichello. O segundo pit stop retirou o brasileiro da disputa por um lugar ao pódio. Claro, que Rubens também tem sua parcela de culpa. Esse foi o primeiro erro mais sério da equipe em 2009.
  • Turma da corda no pescoço: Piquet, Bourdais, Nakajima e Fisichella ainda andam fazendo muita bobagem. Besteira atrás de besteira... Candidatos a uma vaga na F1 que preparem seus crrículos! Em breve, teremos vagas abertas!
Pontos positivos:
  • Toyota: mesmo perdendo a prova para a Braen, a equipe japonesa começa a mostrar força e confiabilidade que ainda não tinham demosntrado desde a sua entrada na F1. Agora, é necessário manter os olhos atentos na estratégia para, quem sabe, estrear na posição mais alta do podio.
  • Trulli x Alonso: Boa disputa em pista, com Alonso ultrapassando Trulli por fora, mas o italiano vendeu a 6ª posição caro. Momentos que fazem o pessoal do grupo de incentivo às ultrapassagens vibrar e particularmente, nós também!
  • Piquet x Barrichello: apesar da corda no pescoço, Piquet Jr mostrou valor ao segurar o canhão da Brawn de Barrichello, que reclamava como louco, querendo que Piquet abrisse passagem, apesar de estarem disoputando posição. Para Barrichello, faltou humildade e a frase : "Quem tem braço, ultrapassa".
Troféu Roda Baiana: Robert Kubica
A situação do polonês está de dar dó. Ele, que só havia frequentado o roda baiana da falta de beleza, começa a virar habitué desse tópico. No Bahrein, a coisa estava tão feia que chegou até a tomar um chega pra lá de Nakajima... e convenhamos, tomar um chega pra lá do Naka não é nada positivo. Este blog continua torcendo para que Robert ocupe novamente ou o tópico anterior ou o próximo...

Prêmio F1-V8: Jenson Button
Venceu 3 de quatro corridas e já merecia estar aqui. Não que Jenson tenha feito uma exibição gloriosa, mas tem feito corridas totalmente inteligentes e sabe tirar o máximo do carro que tem nas mãos, sem precipitações, sem cometer erros tolos. Se continuar nessa balada nas próximas corridas, corre o "risco" de ser campeão antes do meio da temporada.

Perguntas instigantes: Button já pode ser considerado o grande favorito para o campeonato de 2009??

segunda-feira, 20 de abril de 2009

GP da China: A dobradinha da Red Bull!

A temporada de 2009 não está sendo fácil. Além das dificuldades de adaptação às novas regras, os pilotos têm lutado com as inconstâncias climáticas. E na China não foi diferente. Mais uma vez a chuva deu as caras. Nada comparado ao dilúvio da Malásia, para alegria geral, mas a chuva não deu trégua.
O grid de largada já trazia uma surpresa. Os carros da Red Bull superaram as super-Brawn de Button e Barrichello, acompanhadas da Renault de Fernando Alonso, que conseguiu a proeza de classificar seu carro na 1ª fila. Mas como já parece tradição, dia de pole de Vettel é dia de chuva. Então, domingo, a chuva apareceu, forte e implacável, condenando os pilotos a mais uma corrida debaixo d’água.
  • Com a pista muito encharcada, a largada foi dada com Safety Car e todos os carros calçados com pneus para chuva forte. Mesmo assim, a condição de visibilidade era muito baixa e vários carros passearam fora da pista após aquaplanarem;
  • O SC saiu da pista na volta 8, mesmo momento em que Fernando Alonso parou para o reabastecimento. Isso tirou o espanhol da luta pelas primeiras posições da corrida. Outro que se destacava era Hamilton, ultrapassando muita gente, porém, ainda pecando pelo excesso e andando a maior parte do tempo fora da pista;
  • 10 voltas mais tarde, o SC voltou à pista, após a “montada” de Kubica em Trulli. Enquanto isso, Vettel liderava sem problemas, mesmo um encontrão com Buemi pela falta de visibilidade não teve maiores conseqüências;
  • Na frente a maior disputa era entre Weber e Button, sendo que o australiano levou a melhor garantindo a 2ª posição. Barrichello e Kovalainen duelaram até a bandeirada e terminaram em 4º e 5º respectivamente. Hamilton, Glock e Buemi completaram os pilotos que pontuaram. Piquet e Massa, mais uma vez, não completaram a corrida.
Marretadas:
  • Ferrari: ainda não marcou nem um ponto em 2009. Massa e Raikkonen estão penando com a falta de aderência e também com os problemas constantes de seus carros. Um verdadeiro apagão, hoje a Ferrari mal consegue andar no pelotão intermediário;
  • Kubica: inferno astral? Pode ser. Robert está amargando a sua fase mais difícil na F1. Obviamente, ninguém duvida de seu talento e capacidade, mas a fase a sua fase negra aliado ao carro fraco da BMW em 2009 tem deixado as coisas difíceis para o polonês, que neste domingo até “montou” no carro de Trulli... esperamos que a má fase passe logo logo!
  • Piquet: novamente tem um início de ano fraco, cometendo muitos erros e tem mostrado muitas dificuldades com o novo carro e as novas regras. Se Briatore perder a paciência com ele, pode ficar a pé.
Pontos positivos:
  • Buemi: nunca colocamos muita fé nele, pois sua carreira até a F1 era bastante discreta. Mas nessas primeiras corridas tem mostrado habilidade e não cometeu erros graves, mesmo com todas as dificuldades das primeiras etapas.
  • Vettel: de promessa virou realidade. Começou a construir sua vitória na classificação, quando voou baixo e deixou a Brawn a ver navios. Na corrida, enfrentou bravamente a pista molhada, não cometeu nenhum erro e assim como fez no chuvoso GP da Itália do ano passado, venceu de ponta a ponta.
  • Webber: soube aproveitar bem a estratégia da equipe de largar leve e na frente da Brawn. Fez excelente corrida na chuva, ultrapassando Button e mantendo-se à frente dele sem sair da pista ou fazer bobagens. Pódio merecido.
Troféu Roda Baiana: Nakajima e Bourdais
São responsáveis por um novo desenho do circuito de Xangai, que incluía caixas de brita e pistas auxiliares. Rodaram, rodaram e rodaram mais um pouco. Para Nakajima, tudo normal, seu emprego na Williams está garantido. Já Bourdais, que não tem pai famoso, pode ser a hora de cair fora. Bruno Senna está se oferecendo todo para ocupar seu lugar.

Prêmio F1-V8: Red Bull Racing
É sempre bom ver uma nova equipe vencendo na Fórmula 1. E chegou o dia da Red Bull. Depois de ser ultrapassada pela “filial” Toro Rosso, que faturou o GP da Itália de 2008, chegou a hora da matriz vencer. Também pelas mãos de Sebastian Vettel, também em uma corrida em pista molhada. Mas essa vitória da Red Bull é muito Significativa. Adotou a estratégia correta ao colocar seus carros mais leves para a classificação, venceu a Brawn e as outras sem difusor especial e sem KERS. Mas um carro desenhado por um gênio da aerodinâmica automobilística e pilotado por um gênio precoce das pistas merece seu dia de glória.

Pergunta instigante: A Brawn encontrou uma adversária à altura (Red Bull)???