terça-feira, 26 de maio de 2009

GP de Mônaco: Mais uma de Button


Sainte Dévote, Beau Rivage, Massenet, Cassino, Mirabeau, Lowes, Portier, Túnel, Tabacaria, S da Piscina, Rascasse, Anthony Noghès. Quem não conhece essas curvas tão famosas que formam um dos circuitos mais importantes do automobilismo? Por isso, vencer aqui é essencial para qualquer campeão que se prese. E Button fez direitinho a lição de casa, garantindo a pole position, seguido de Raikkonen, que levou a Ferrari a uma surpreendente segunda posição no grid. Mas será que após um sono de 6 corridas a escuderia de Maranello incomodaria a Brawn no seu Olimpo?
  • A largada foi um tanto quanto tensa. Todos os anos alguém acaba ficando pra trás na Sainte Dévote. Mas dessa vez, quem ficou chupando o dedo foi Kimi Raikkonen que acabou vendo Rubens Barrichello roubar seu segundo posto;
  • As Brawn dispararam na frente, seguidas de perto por Kimi Raikkonen. Na 4ª posição estava Sebastian Vettel, que lutando muito com problemas nos pneus, acabou prendendo os carros que vinham atrás, formando o "Carrossel do Vettel".
  • O carrossel do vettel perdurou até que o alemão perdeum muito desempenho e acabou cedendo às ultrapassagens. O que deu espaço para Felipe Massa e Nico Rosberg correrem atrás do prejuízo;
  • o acidente feio da corrida ficou por conta de Buemi, que literalmente, engatou na Renault de Nelsinho Piquet. O brasileiro saiu da corrida com a asa traseira danificada;
  • Sem grandes incidentes e com a superioridade evidente da Brawn GP, Jenson Button cruzou a linha de chgada em primeiro, com Barrichello garantindo a dobradinha para a equipe inglesa, Raikkonen fechou o pódio em terceiro, seguido de Felipe Massa da Ferrari. Webber, Rosberg, Alonso e Bourdais fecharam os pilotos da zona de pontuação.
Pontos positivos:
  • Ferrari: ainda não foi uma ressureição completa, mas a escudereria italiana tem o que comemorar. O carro melhorou consideravelmente e os problemas causados por estupidez deram uma trégua. Bom para Raikkonen e Massa que já colocaram as asinhas pra fora. Mas ainda tem uma estrada longa para alcançar o nivel da Brawn GP;
  • Brigas (na pista): Ultrpassar em Mônaco é praticamente impossível, mas tentar ultrapassar não é proibido! E foi o que Massa e Rosberg fizeram. Muita gente mostrou arrojo na pista neste domingo, não se contentaram apenas com o carrossel de pilotos e carrões nas ruas do principado. Seria efeito corda no pescoço ou as limitações aerodinâmicas obrigaram os pilotos a lutarem mais com o carro e provocar erro em quem vem à frente?
Marretadas:
  • Regulamento novo (2010): restringir o orçamento das equipes endinheiradas, colocar auditores para checagem de gastos, dois regulamentos técnicos... parece um filme de terror e as grandes equipes têm razão em bater o pé. Ter dinheiro e não poder gastar é pior do que não ter e precisar gastar (para o caso da F1, é claro...). Querem ajudar as equipes novatas? Por que não dão uma mão a eles nas pesadas taxas de transporte de material e logística? Já é uma fortuna poupada que poderia ser revertida em melhorias nos carros... Agora dois regulamentos? Duas regras para o mesmo jogo? Parece piada.
  • BMW: a situação da equipe já chega a ser embaraçosa. Kubica e Heidfeld estão vivendo o inferno do fundão do grid. Está na hora de uma reforma geral na equipe suíça, para pelo menos minimizar os danos.
  • Hamilton e a McLaren: outros que estão maus das rodas. O atual campeão do mundo amarga uma temporada apagada, assim como Raikkonen em 2008 (seria isso uma praga, uma maldição?). Já a equipe inglesa ia bem com Kovalainen, até que o finlandês bater, já no fim da prova.... nem a sorte está do lado deles
Troféu cata-tatu: Sebastian Buemi
Tá ok, o cara é calouro mas aqui não é a casa da Mãe Joana!! Errou, ganha!! E Buemi errou feio! Engatou em Nelsinho Piquet. Parecia cachorro no cio. Providenciaram até água gelada pra jogar neles... Mas não deu. Os dois acabaram fora... Segundo o "experiente" Piquet, esses calouros de menos de 25 não deveriam correr por lá... espero que ele se enxergue no troféu ganho por Buemi e reavalie sua declaração.... ehhaehahehahehaheaheha

Prêmio F1-V8: Jenson Button
Esse ano não tem pra ninguém. A estrela dele está brilhando como nunca. Parece conto de fadas, quando o personagem principal sofre, sofre e no final, consegue tudo o que sempre sonhou! Em Mônaco, Button mais uma vez pilotou limpo, passou longe dos erros e garantiu mais uma vitória. Se for campeão este ano, já terá o carimbo da vitória na pista mais importante da F1.

Perguntas instigantes: A Ferrari vai dar trabalho para a Brawn nas próximas corridas???

segunda-feira, 11 de maio de 2009

GP da Espanha: Button na cabeça!


Início da temporada européia. Muitas equipes esperavam ansiosamente por este momento. Depois da surra que tomaram da Brawn & cia do difisor duplo, tudo o que as escuderias em apuros mais queriam era o início da fase européia da F1 para estrearem seus "upgrades" nos carros. Ferrari, Renault, McLaren estavan entre aquelas que colocariam na pista novidades aerodinâmicas e rezavam para que seus resultados melhorassem.
Domingo de sol em Montmelò, autódromo lotado, Alonsomania. Mesmo com a Renault mal das rodas, os espanhóis não deixam de comparecer para saudar o piloto da casa. Mas quem começou fazendo a festa foi Jenson Button, que no sábado, tirou o coelho da cartola e marcou a pole position no último segundo de treino. Sebastian Vettel dividiu com ele a primeira fila. Barrichello e (quem diria???) Felipe Massa largaram na segunda fila. Com pista seca e essa configuração de grid, parecia que seria mais uma corrida no papo de Button, Vettel e Barrichello, mas a história do GP da Espanha não foi bem assim.
  • Logo na largada Barrichello aproveitou o "sono" de Vettel e pulou na frente, deixando Jenson Button a ver navios na segunda posição, Massa também superou o alemão da Red Bull e assumiu a 3ª colocação;
  • Mas quem reoubou mesmo a cena foi a galera do "deixa disso" que larga da 15ª posição pra lá. Por um espreme-espreme entre Trulli e Rosberg, o italiano foi pra fora da pista e chicoteou de volta na frente de muita gente. Resultado? Trulli, Sutil, Bourdais e Buemi fora e Safety Car dentro, por 5 voltas;
  • Com a saída do SC, Barrichello conseguiu manter-se na ponta, seguido de perto por Button e Massa. Mas, na 1ª parada, percebeu-se que a Brawn tinha plaanos diferentes para seus dois pilotos. Enquanto Barrichello colocou combustivel para menos de 20 voltas, Button parecia seguir com a estratégia de 2 paradas.
  • Enquanto isso, Ferrari e McLaren viviam mais um momento de agonia. Raikkonen abandonou a prova com um problema no acelerador. Kovalainen, não conseguiu completar nem um terço do GP. E Hamilton levava poeira nos dentes andando perto da turma do "deixa disso".
  • Após as paradas de reabastecimento, revira-volta: Button assumiu a liderança, Barrichello ainda conseguiu a segunda colocação após 3 pit stops. Webber apareceu do nada e deixou muita gente para trás.
  • Dessa forma, o inglês da Brawn levou mais uma. Barrichello completou a dobradinha. Webber chegou a mais um pódio. Vettel e Alonso superaram Felipe Massa, que se arrastou pela pista para chegar em 6º. Heidfeld e Rosberg completaram os 8 primeiros.
Pontos positivos
  • Fernando Alonso: o adjetivo que melhor o define é Valente. Mesmo com um carro problemático, ele vai pra cima e mostra porque é o bi campeão em pista. Alonso não se esquiva em disputa nenhuma e sempre manda brasa, independente da condição de seu carro, de quem está na pista. Por isso que os fãs espanhóis fazem uma verdadeira perigrinação para vê-lo correr em casa.
  • Jenson Button: tem feito corridas totalmente limpas, praticamente não erra. Preciso, calmo e sereno já fez 4 vitórias em 5 corridas. Já pensou se tivesse valendo a regra do campeão que vence mais?
Marretadas:
  • Estratégia da Brawn: novamente inventaram uma parada a mais para Rubens Barrichello e arruinaram a corrida do brasileiro. Barrichello largou com mais combustível que Button e mesmo assim assumiu a liderança da prova. Mas as três paradas quase colocaram em risco a dobradinha da equipe no final. Erro dos dois lados. 3 paradas é coisa que não funciona. E Barrichello tem que reclamar das coisas durante a corrida, não depois dela.
  • McLaren: outra que parece descer a ladeira na banguela. Hamilton vai mal das rodas e Kovalainen mal completou as corridas. Assim como a BMW e a Ferrari, parece ser candidata ao fundão do grid e da classificação do mundial de construtores.
  • Vettel e suas largadas: o menino prodígio alemão tem uma fraqueza. Larga mal. Mais uma vez pareceu estar sonhando com as estrelas do pornô quando as luzes vermelhas se apagaram. Ainda é uma aresta a ser aparada.
Troféu Roda Baiana: Ferrari
Depois de passar 3 GP's "zerada" e só conseguir pontuar na 4ª corrida, a Ferrari leva o nosso roda-baiana. Não que Raikkonen e Massa estejam fazendo bobagem na pista, mas a equipe deles está. Neste domingo não foi diferente. Além de terem deixado Raikkonen de fora na classificação (o mesmo ocorreu com Massa na Malásia), mais uma vez a escuderia de Maranello fez feio. Raikkonen saiu da corrida por um problema no acelerador, que já havia acometido Massa na China. E o brasileiro, que conquistaria o melhor resultado da Ferrari até então, acabou o GP da Espanha se arrastando pelo circuito, protagonizando um drama dispensável, caso os engenheiros da Ferrari tivessem feito a conta certa do combustível. Erros repetidos, problemas reincidentes e não corrigidos. Receita de fracasso.

Prêmio F1-V8: Mark Webber
Começa a mudar a sua fama de piloto de treino e começa a fazer bonito nas corridas. O australiano apareceu quase que miraculosamente na terceira posição no GP da Espanha e conseguiu descolar um pódio. Mostra-se mais consistente, envolve-se menos em confusões na pista e tem falado muito menos bobagem nas entrevistas, além de ter assumido a associação dos pilotos fora das pistas. Webber mostra sinais de maturidade e deve aproveitar a fase para, quem sabe, vencer sua primeira corrida.

Perguntas instigantes: A estratégia da Brawn favoreceu Jenson Button??

sexta-feira, 1 de maio de 2009

15 anos sem Ayrton Senna...


"Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais do que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia."
Ayrton Senna