segunda-feira, 31 de maio de 2010

GP da Turquia: Red Bull Disaster!

crédito: Terra

Depois de mais um sábado de glórias, no qual Mark Webber mais uma vez conquistou a pole position com uma mão nas costas praticamente, esperava-se um GP da Turquia mais chato tranquilo apesar da expectativa de que a curva 8 (temidíssima) pudesse criar algum tipo de problemas. E, é claro, também esperava-se que as McLarens, que mostraram um ótimo desempenho na pista turca durante os treinos, pudessem jogar água no churrasco do piloto australiano, líder do campeonato. Sem as Ferraris na jogada, o duelo pelas primeiras posições ficaria mesmo nas mãos de Webber, Hamilton, Button e Vettel.

Largada sem grandes problemas e a corrida seguia numa pasmaceira só sem grandes incidentes exceto pela expectativa de chuva e também pelas cutucadas de Hamilton e Webber, que não deixou o australiano abrir de jeito nenhum. Mas os holofotes também devem ser voltados para o pelotão intermediário, afinal não é só de 2 filas que um grid da F1 é feito. Lá na galera do meião, Petrov e Alguersuari faziam excelentes corridas, mesmo sendo pressionados (e pressionando também) Fernando Alonso, que não conseguiu descolar nada melhor que uma 12ª posição para largada. Alguersuari chegou, inclusive, a fazer a melhor volta da prova, o que reforça a idéia que ele, Petrov e Kobayashi são talentos a serem monitorados, em todas as corridas eles conseguem tirar um coelho da cartola e mostrar talento!

Mas tudo mudou quando Vettel e Webber se enrolaram na disputa pela liderança. E também com a possibilidade de chuva (que não chegou a acontecer). Daí iniciou-se a procura por novas possibilidades para o resultado da corrida. Webber, mesmo avariado conseguiu ainda cruzar a linha de chegada em 3º, sem oferecer perigo à dobradinha da McLaren, com Hamilton e Button. A superioridade dos 4 carros era tanta que houve tempo de Webber chocar-se com Vettel, sair da pista, entrar nos pits para trocar o bico do carro e ainda assim voltar à frente de Schumacher. Uma prova de que começamos a ver um domínio técnico de 2 equipes que já demonstram grande superioridade em relação às demais... E Webber cada vez mais feliz e contente na liderança do campeonato... Vejamos o que nos aguarda em Montréal, a próxima etapa...

Marretadas
Ferrari - perdeu o ponto e desandou de vez na Turquia. Hoje não conseguiu fazer frente nem à Renault. Já está comendo poeira da McLaren e Mercedes. Da Red Bull nem se fala...
Red Bull - sem dúvida alguma é o melhor carro na pista hoje na F1. Mas precisa aprender a lição mais dolorosa. Se é difícil fazer um grande carro, administrar seus talentos é mais difícil ainda. Não que sejamos a favor do jogo de equipe, mas Christian Horner não foi líder o suficiente para orientar os pilotos via rádio quando Vettel aproximou-se de Webber para disputar a liderança... Poderia ter gritado um "Easy, easy" para eles. Não o fez e deu no que deu...
Galera do meião - Teve um povo que não saiu do meião Rosberg, Kubica e Massa, lá largaram lá ficaram...  Mereciam passar um tempo no limbo onde Lotus, Hispania e Virgin se degladeiam para saber o que é bom pra tosse...

Pontos positivos
McLaren - Mostrou evolução no seu carro (que já era bom). Parece que as bobagens cometidas em Mônaco (como matar sufocado o motor do carro de Button) foram superadas. Agora, com o desastre da Red Bull, que conseguiu perder 43 pontos em uma curva, a McLaren já encosta na franco favorita além de já ter despachado a Ferrari para terceiro.
Alguersuari / Petrov - estão roubando a cena do pessoal do pelotão dianteiro, que às vezes se esquece de disputar a prova e fica só na administração de corrida. 
Hamilton x Button - quem disse que com pista seca e valendo a liderança não pode ter briga? Os dois disputaram de forma limpa, sem baixaria (apesar de um roda-roda que rolou)... Pra quem não viu, segue o vídeo (em idioma ainda não identificado)... As imagens valem mais que qualquer explicação!
Toféu cata-tatu: Vettel
Entrando na onda do Twitter, a brincadeira é a seguinte: Vettel misturou Actívia com Red Bull e cagou  defecou (hahahahha) no Webber! Simples assim... única explicação. Esse negócio de ficar dizendo que foi a imaturidade, já tá meio passado... Tudo que o Vettel faz é culpa da imaturidade dele... dessa vez a culpa foi da misturinha Activia + Red Bull... (única explicação plausível). O melhor foram as demonstrações de companheirismo e amizade de Button e Hamilton no pódio. Tá certo que eles ficaram felizes pela dobradinha, mas rolou uma "esfregada de teamwork" explícita na cara da Red Bull e de Webber... Nada melhor que ver a grama do vizinho pegando fogo, não?

Prêmio F1-V8: Mark Webber
Recebe o prêmio principalmente pelas corridas anteriores em que o australiano reinou absoluto. Mas todos vão dizer, ele não é talentoso, ele isso, ele aquilo. Confesso que Mark Webber não é aquele piloto e encher os olhos, com manobras incríveis e demonstrações escandalosas de talento. Mas nos dias atuais, a melhor dupla equipamento - piloto é a Red Bull - Webber. E vamos combinar que é uma coisa bonita de se ver o piloto que se dá bem com o carro, quando há sincronicidade entre os dois. Ainda não temos opinião formada sobre a capacidade de Webber em carregar a liderança até ser campeão. Mas por enquanto, a coisa está dando certo (apesar do Actívia).

Perguntas Instigantes: "Schumacher chegou em 4º na Turquia. Será que ele vai vencer alguma corrida esse ano?"
"E o clima na Red Bull? Panos quentes ou pancadaria (com direito a troco e baixaria) à vista?"

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A gente chega lá: Fórmula Universitária

Como os pilotos chegam à F1 todos sabem. Anos no kart, depois as categorias de monopostos. Daí em diante, carros mais potentes até a principal categoria do automobilismo. Mas como chegam lá os profissionais responsáveis pelos carros? Engenheiros de diversas áreas e outros  profissionais sem os quais nem F1 nem seus grandes pilotos existiriam? 

Uma resposta são as categorias escola existentes atualmente em vários países, incluindo o Brasil. E em 2009, surgiu a idéia de criar uma categoria universitária de automobilismo, que teria como objetivo formar profissionais para trabalhar nas principais categorias automobilísticas do Brasil (e quem sabe F1 ou FIndy) além de oferecer oportunidade para que pilotos recém-saídos do kart pudessem experimentar a sensação de pilotar um monoposto e ter uma equipe multidisciplinar ao seu lado, assim como acontece na F1. Daí nasceu o Fórmula Universitária, que seria um evento de apoio à F3 Sulamericana e envolveria equipes de Universidades brasileiras. Na UnB formou-se a APUAMA Racing derivada da equipe de F-SAE com mesmo nome (da qual participei em 2005). 
A idéia da empresa MKT63 é audaciosa. Equipes multidisciplinares (envolvendo diferentes departamentos da universidade: engenharias, psicologia, jornalismo, desenho industrial e até mesmo música) que vão 5 etapas durante a temporada. Para isso, a CBA ofereceu os carros às equipes. Os bólidos são iguais, têm chassis fabicados na argentina e utilizam pneus radiais (para carros de rua). Para manter a disputa mais justa, não há kit asa, ou seja, sem aparatos aerodinâmicos. O motor é do GM Corsa 1.6l a gasolina. Tudo isso para que as 12 equipes disputem em pé de igualdade a temporada da F-Universitária. E os alunos terão muito trabalho. Eles mesmos farão os ajustes nos carros, serão responsáveis pelos "press releases", transporte, alimentação, decisões de pista, alterações no carro, interpretação do regulamento técnico, preparação física do piloto... um desafio enorme pela frente!


Equipe APUAMA
 credito: Superesportes

Com o nome em Tupi que significa veloz, a APUAMA vai entrar na F-Universitária com sua experiência anterior da F-SAE. Entretanto, agora os alunos da Engenharia Mecânica ganharam mais colaboradores. São estudantes de engenharia automotiva, engenharia de software, psicologia, jornalismo, nutrição, educação física, música, direito e desenho industrial. E não vão ter moleza. Mesmo com um calendário de competições apertado e horas de trabalho de desenvolvimento do carro e da equipe, terão que dar conta também das matérias da Universidade. Mas estão todos muito animados e já não conseguem esconder a expectativa pela primeira prova de exibição que será realizada no próximo domingo, juntamente com a etapa de Brasília da F-3. Desde a chegada do carro os alunos estão mobilizados e correndo contra o tempo para deixá-lo pronto para correr e também estruturar a equipe. 
O piloto da APUAMA será Raphael Sá de 17 anos que fará sua estréia nos monopostos após anos de uma carreira consistente no kart. Além dele, o chefe de equipe, Victhor Hugo Araújo e o Professor responsável - Alberto Diniz (meu orientador no mestrado!!) - não escondem a empolgação com mais esta empreitada dos alunos da UnB. Desde a chegada do carro, que ocorreu em agosto de 2009, o pessoal da APUAMA está totalmente comprometido com a competição, sendo a primeira equipe a receber seu bólido. Ainda em Junho, quando ocorreram os primeiros contatos entre a 63MKT, CBA e UnB, iniciaram-se as reuniões e movimentações para montar a equipe, captar recursos e também providenciar o transporte do carro até Brasília. Toda essa mobilização já mostra o comprometimento, profissionalismo (e rapidez) da APUAMA Racing. 

Vídeo reportagem sobre a equipe aqui .

Calendário
Em sua primeira temporada, o Fórmula Universitária terá 5 etapas. Além das etapas em Brasília neste fim de semana, o F-U vai correr também no novíssimo Velo Park em Porto Alegre (dias 31/07 e 01/08), em Curitiba (28/08 e 29/08), em Londrina (16/10 e 17/10) e a etapa mais esperada, em São Paulo dias 07 e 08/11 quando terá a honra de fazer a prévia do GP do Brasil de F1!
Opinião do F1-V8
Há muitos anos o automobilismo brasileiro tem sentido a carência de uma categoria intermediária  entre o kart e a F-3. E esse abismo foi o responsável por encerrar previamente a carreira de muitos pilotos talentosos que não tinham recursos para bancar os custos de correr a Formula-3 (em torno de R$600 mil/ano). Acriação da F-Universitária agora pode iniciar esse processo de revitalização do automobilismo brasileiro, que estava limitado à categorias caríssimas somente para pilotos já famosos e em declínio de carreira ou ricos excêntricos. 
Além disso, estimula a parceria Universidade-Automobilismo, que pode ser o início da geração de tecnologia automotiva aqui mesmo em nosso país. E também irá permitir aos jovens pilotos brasileiros a experiência de trabalhar com uma equipe multidisciplinar, facilitando sua adaptação ao jeito de trabalhar das principais categorias de acesso à F1, principalemente na Europa.
Aos meus amigos da APUAMA desejo sorte, garra e aprendizado! Certamente será um período importantíssimo e sairão desta empreitada prontos, não só para o automobilismo de competição, mas também para postos importantes no mercado de trabalho! Para mim é um orgulho ver a  equipe que ajudei a dar os primeiros passos alcançando voos tão altos! Contem sempre comigo e com o meu blog para divulgação das atividades (e vitórias futuras) da APUAMA!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Grand Prix du Monaco

Mônaco é Mônaco. Para uns uma chatice sem fim, para outros uma pista histórica, um marco no automobilismo. Opiniões à parte, a importância do GP de Mônaco para o automobilismo é um fato. Para homenagear esta corrida tão importante, mais antiga que a F1 propriamente dita, reunimos uma seleção de posters da corrida, verdadeiras relíquias vintage das artes gráficas!

domingo, 9 de maio de 2010

Domingo x Concurso

Hoje além de dia das Mães (parabéns para a nossa amada mamãe e para as mamães leitoras), foi dia de concurso público... Eu, Fernanda, acho um verdadeiro desrespeito esse negócio de concurso em pleno dia das mães e no mesmo horário do GP da Espanha (nem pra começar às 8 hrs para tentar sair na hora da largada. O horário de início era o mesmo da largada). Então, como esse povo além de sem-mãe é herege, marcaram o concurso para hoje e fui arrastada para fazê-lo. Por isso, ainda estou assistindo aos vídeos da corrida então nossa publicação ficará para amanhã!





 Então, A bientôt!