Um circuito cravado no meio do deserto. Parece miragem, mas é a pista de Sakhir que recebe neste fim de semana o GP do Bahrein. Além do tempo seco e da paisagem cinematográfica, a pista oferece todo o conforto aos privilegiados do mundo da F1 com um Paddock de dar inveja a qualquer um.
Na pista os desafios são muitos. As areias do deserto teimam em engolí-la. Resultado? Asfalto sujo, que mesmo sendo varrido diversas vezes no dia, incomoda muita gente. Por isso os carros no Bahrein recebem um cuidado especial, com filtros de ar especiais de malha mais fechada, que impedem a deglutição excessiva de areia pelo motor.
A perda de aderência causada pela areia faz com que pneus e freios sejam exigidos ao extremo. Além disso, é necessário recorrer à ajuda da pressão aerodinâmica para manter o carro na pista.
O circuito é um bom teste para os pilotos. Possui longas retas seguidas de curvas fechadas e de baixíssima velocidade. Em geral, o traçado oferece boas oportunidades de ultrapassagem, porém o ponto mais provável é o grampo no fim da reta principal. Os pilotos devem ficar atentos a dois pontos na pista: o cotovelo da curva 4 que exige uma frenagem brusca e também o trecho entre as curvas 9 e 10, que deve ser atacado com vigor porém, com temperança, já que estamos em tempos de falta da Controle de tração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário