A F-1 chegou ao Bahrein cheia de dúvidas. A Red Bull realmente está com essa corda toda? Estaria a Brawn perdendo o fôlego? O calvário ferrarista finalmente teria fim? Entretanto, o treino que definiu posições para o grid de largada apenas aumentou as dúvidas. Isso porque em uma ótima estratégia de peso para o Q3 as Toyotas voaram e ocuparam a primeira fila com Trulli e Glock, deixando Vettel, Button e Hamilton para trás. Agora a nova pergunta era: Chegou a vez da Toyota mostrar suas garras?
A corrida começou com pista suja, e um calor escaldante de mais de 35ºC. Isso indicaria cuidado redobrado com os pneus. Além do mais, carros mais leves à frente indicavam a diversidade de estratégias de paradas, ou seja, garantia de corrida movimentada.
A corrida começou com pista suja, e um calor escaldante de mais de 35ºC. Isso indicaria cuidado redobrado com os pneus. Além do mais, carros mais leves à frente indicavam a diversidade de estratégias de paradas, ou seja, garantia de corrida movimentada.
- Logo na largada Hamilton pulou para a briga pela ponta com a Toyota de Trulli, ignorando Vettel, que fez uma largada ruim. Glock pulou na frente e enquanto isso, Raikkonen, Massa e Barrichello quase estranharam-se no bolo para garantir algumas posições. Ao fim da primeira volta, Button superou Hamilton o que o colocou vivo na briga pela corrida.
- A mistura de pista suja, baixa aderência e diferença de desempenhos fez com que as primeiras voltas fossem muito movimentadas, com diversas disputas de posição. A dobradinha da Toyota resistiu até os primeiros pit stops, quando Glock sofreu com pneus mais duros e Trulli perdeu tempo atrás da Renault de Fernando Alonso. Assim, Button aproveitou para compensar na pista e assumir a liderança.
- Lá atrás quem padecia era Felipe Massa. Espremido por Raikkonen e Barrichello na largada, o piloto da Ferrari perdeu parte da asa dianteira e precisou para nos boxes ainda na primeira volta. Com isso, passou o resto da prova arrastando-se nas últimas posições.
- A partir daí, Trulli conseguiu recuperar-se e ficar na segunda posição, mas ainda sem ameaçar Button. Vettel, manteve-se na 3ª posição até a bandeirada. Barrichello fechou a corrida em 4º e Hamilton levou a badeirada em 5º. Raikkonen acabou na 6ª posição, levando três pontos para a Ferrari, que mesmo assim, tem seu pior início de campeonato desde 1951. Glock e Alonso completaram os pontuadores.
- Button cruzou a linha de chegada em primeiro e com folgas, praticamente sem ser ameaçado em momento algum, depois que assumiu a liderança na 15ª volta. Agora,o inglês soma 31 pontos no campeonato, 12 a mais que Barrichello, o vice líder. Piquet e Massa terminaram em 10ª e 14ª posições respectivamente.
Marretadas
- BMW: ainda não mostrou a que veio em 2009. Amarga, juntamente com a Ferrari, uma temporada vergonhosas até então. Parece que todo o trabalho realizado ano passado, inclusive conquistando vitória, foi pelo ralo.
- estratégia de Barrichello: todos sabem que Ross Brawn é um grande estrategista. Mas domingo errou com Barrichello. O segundo pit stop retirou o brasileiro da disputa por um lugar ao pódio. Claro, que Rubens também tem sua parcela de culpa. Esse foi o primeiro erro mais sério da equipe em 2009.
- Turma da corda no pescoço: Piquet, Bourdais, Nakajima e Fisichella ainda andam fazendo muita bobagem. Besteira atrás de besteira... Candidatos a uma vaga na F1 que preparem seus crrículos! Em breve, teremos vagas abertas!
Pontos positivos:
- Toyota: mesmo perdendo a prova para a Braen, a equipe japonesa começa a mostrar força e confiabilidade que ainda não tinham demosntrado desde a sua entrada na F1. Agora, é necessário manter os olhos atentos na estratégia para, quem sabe, estrear na posição mais alta do podio.
- Trulli x Alonso: Boa disputa em pista, com Alonso ultrapassando Trulli por fora, mas o italiano vendeu a 6ª posição caro. Momentos que fazem o pessoal do grupo de incentivo às ultrapassagens vibrar e particularmente, nós também!
- Piquet x Barrichello: apesar da corda no pescoço, Piquet Jr mostrou valor ao segurar o canhão da Brawn de Barrichello, que reclamava como louco, querendo que Piquet abrisse passagem, apesar de estarem disoputando posição. Para Barrichello, faltou humildade e a frase : "Quem tem braço, ultrapassa".
Troféu Roda Baiana: Robert Kubica
A situação do polonês está de dar dó. Ele, que só havia frequentado o roda baiana da falta de beleza, começa a virar habitué desse tópico. No Bahrein, a coisa estava tão feia que chegou até a tomar um chega pra lá de Nakajima... e convenhamos, tomar um chega pra lá do Naka não é nada positivo. Este blog continua torcendo para que Robert ocupe novamente ou o tópico anterior ou o próximo...
Prêmio F1-V8: Jenson Button
Venceu 3 de quatro corridas e já merecia estar aqui. Não que Jenson tenha feito uma exibição gloriosa, mas tem feito corridas totalmente inteligentes e sabe tirar o máximo do carro que tem nas mãos, sem precipitações, sem cometer erros tolos. Se continuar nessa balada nas próximas corridas, corre o "risco" de ser campeão antes do meio da temporada.
Perguntas instigantes: Button já pode ser considerado o grande favorito para o campeonato de 2009??
A situação do polonês está de dar dó. Ele, que só havia frequentado o roda baiana da falta de beleza, começa a virar habitué desse tópico. No Bahrein, a coisa estava tão feia que chegou até a tomar um chega pra lá de Nakajima... e convenhamos, tomar um chega pra lá do Naka não é nada positivo. Este blog continua torcendo para que Robert ocupe novamente ou o tópico anterior ou o próximo...
Prêmio F1-V8: Jenson Button
Venceu 3 de quatro corridas e já merecia estar aqui. Não que Jenson tenha feito uma exibição gloriosa, mas tem feito corridas totalmente inteligentes e sabe tirar o máximo do carro que tem nas mãos, sem precipitações, sem cometer erros tolos. Se continuar nessa balada nas próximas corridas, corre o "risco" de ser campeão antes do meio da temporada.
Perguntas instigantes: Button já pode ser considerado o grande favorito para o campeonato de 2009??
3 comentários:
Prefiro esperar o desenrolar do campeonato, ainda não engoli essa história de ver o Button campeão. A Brawn não é tão inacansável como se imaginava no começo da temporada, vamos esperar os novos pacotes das equipes nas próximas provas antes de arriscar um palpite pro título...
Button levando troféus e sendo louvado como grande piloto... Quem diria isto ano passado não?
Robert Kubica deve estar muito, mas muito p**o da vida.
Ano passado lhe tiraram as chances reais que tinha de disputar o campeonato alegando que iriam desenvolver o carro deste ano.
E quando chega este ano o carro é ainda pior. Assim o narigudo surta
Beijos.
Postar um comentário