segunda-feira, 11 de maio de 2009

GP da Espanha: Button na cabeça!


Início da temporada européia. Muitas equipes esperavam ansiosamente por este momento. Depois da surra que tomaram da Brawn & cia do difisor duplo, tudo o que as escuderias em apuros mais queriam era o início da fase européia da F1 para estrearem seus "upgrades" nos carros. Ferrari, Renault, McLaren estavan entre aquelas que colocariam na pista novidades aerodinâmicas e rezavam para que seus resultados melhorassem.
Domingo de sol em Montmelò, autódromo lotado, Alonsomania. Mesmo com a Renault mal das rodas, os espanhóis não deixam de comparecer para saudar o piloto da casa. Mas quem começou fazendo a festa foi Jenson Button, que no sábado, tirou o coelho da cartola e marcou a pole position no último segundo de treino. Sebastian Vettel dividiu com ele a primeira fila. Barrichello e (quem diria???) Felipe Massa largaram na segunda fila. Com pista seca e essa configuração de grid, parecia que seria mais uma corrida no papo de Button, Vettel e Barrichello, mas a história do GP da Espanha não foi bem assim.
  • Logo na largada Barrichello aproveitou o "sono" de Vettel e pulou na frente, deixando Jenson Button a ver navios na segunda posição, Massa também superou o alemão da Red Bull e assumiu a 3ª colocação;
  • Mas quem reoubou mesmo a cena foi a galera do "deixa disso" que larga da 15ª posição pra lá. Por um espreme-espreme entre Trulli e Rosberg, o italiano foi pra fora da pista e chicoteou de volta na frente de muita gente. Resultado? Trulli, Sutil, Bourdais e Buemi fora e Safety Car dentro, por 5 voltas;
  • Com a saída do SC, Barrichello conseguiu manter-se na ponta, seguido de perto por Button e Massa. Mas, na 1ª parada, percebeu-se que a Brawn tinha plaanos diferentes para seus dois pilotos. Enquanto Barrichello colocou combustivel para menos de 20 voltas, Button parecia seguir com a estratégia de 2 paradas.
  • Enquanto isso, Ferrari e McLaren viviam mais um momento de agonia. Raikkonen abandonou a prova com um problema no acelerador. Kovalainen, não conseguiu completar nem um terço do GP. E Hamilton levava poeira nos dentes andando perto da turma do "deixa disso".
  • Após as paradas de reabastecimento, revira-volta: Button assumiu a liderança, Barrichello ainda conseguiu a segunda colocação após 3 pit stops. Webber apareceu do nada e deixou muita gente para trás.
  • Dessa forma, o inglês da Brawn levou mais uma. Barrichello completou a dobradinha. Webber chegou a mais um pódio. Vettel e Alonso superaram Felipe Massa, que se arrastou pela pista para chegar em 6º. Heidfeld e Rosberg completaram os 8 primeiros.
Pontos positivos
  • Fernando Alonso: o adjetivo que melhor o define é Valente. Mesmo com um carro problemático, ele vai pra cima e mostra porque é o bi campeão em pista. Alonso não se esquiva em disputa nenhuma e sempre manda brasa, independente da condição de seu carro, de quem está na pista. Por isso que os fãs espanhóis fazem uma verdadeira perigrinação para vê-lo correr em casa.
  • Jenson Button: tem feito corridas totalmente limpas, praticamente não erra. Preciso, calmo e sereno já fez 4 vitórias em 5 corridas. Já pensou se tivesse valendo a regra do campeão que vence mais?
Marretadas:
  • Estratégia da Brawn: novamente inventaram uma parada a mais para Rubens Barrichello e arruinaram a corrida do brasileiro. Barrichello largou com mais combustível que Button e mesmo assim assumiu a liderança da prova. Mas as três paradas quase colocaram em risco a dobradinha da equipe no final. Erro dos dois lados. 3 paradas é coisa que não funciona. E Barrichello tem que reclamar das coisas durante a corrida, não depois dela.
  • McLaren: outra que parece descer a ladeira na banguela. Hamilton vai mal das rodas e Kovalainen mal completou as corridas. Assim como a BMW e a Ferrari, parece ser candidata ao fundão do grid e da classificação do mundial de construtores.
  • Vettel e suas largadas: o menino prodígio alemão tem uma fraqueza. Larga mal. Mais uma vez pareceu estar sonhando com as estrelas do pornô quando as luzes vermelhas se apagaram. Ainda é uma aresta a ser aparada.
Troféu Roda Baiana: Ferrari
Depois de passar 3 GP's "zerada" e só conseguir pontuar na 4ª corrida, a Ferrari leva o nosso roda-baiana. Não que Raikkonen e Massa estejam fazendo bobagem na pista, mas a equipe deles está. Neste domingo não foi diferente. Além de terem deixado Raikkonen de fora na classificação (o mesmo ocorreu com Massa na Malásia), mais uma vez a escuderia de Maranello fez feio. Raikkonen saiu da corrida por um problema no acelerador, que já havia acometido Massa na China. E o brasileiro, que conquistaria o melhor resultado da Ferrari até então, acabou o GP da Espanha se arrastando pelo circuito, protagonizando um drama dispensável, caso os engenheiros da Ferrari tivessem feito a conta certa do combustível. Erros repetidos, problemas reincidentes e não corrigidos. Receita de fracasso.

Prêmio F1-V8: Mark Webber
Começa a mudar a sua fama de piloto de treino e começa a fazer bonito nas corridas. O australiano apareceu quase que miraculosamente na terceira posição no GP da Espanha e conseguiu descolar um pódio. Mostra-se mais consistente, envolve-se menos em confusões na pista e tem falado muito menos bobagem nas entrevistas, além de ter assumido a associação dos pilotos fora das pistas. Webber mostra sinais de maturidade e deve aproveitar a fase para, quem sabe, vencer sua primeira corrida.

Perguntas instigantes: A estratégia da Brawn favoreceu Jenson Button??

3 comentários:

Fabricio disse...

Cara, num e que tenha favorecido de forma grosseira, mas o fez sim, pois o combinado era que ambos fizessem 3 paradas. E der repente só o brasileiro teve esse esquema, se era pro Barrichelo andar rápido, pq colocaram mais combustível pra ele de cara. Ele fez tudo certo, engraçado que somente ele e Nakajima fizeram 3 paradas, este aliás que foi o ultimo colocado, diga-se. A Braw ja esta pensando no campeonato de Jason Buton e isso pro Barrichelo é um pesadelo que se repete.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o peso dos carros após o GP da Espanha, pois da forma como foram conduzidos os pit's da Brawn GP acredito que o carro do Rubens Barrichello tenha terminado a corrida com mais combustível, e consequentemente peso, do que o carro de Jason Button. Alguém sabe onde encontro a informação?

Vejamos os tempos aproximados de pit (em seg).:
Barrichello: 1º (7.2), 2º (6.8), 3º (6.8)= 20,8.
Button: 1º (9.2), 2º (9.0)= 18,2.
Então: Apesar de ter largado mais pesado, no decorrer dos pit's, Barrichello colocou mais combustível. Why?

Ron Groo disse...

A Ferrari foi mais uma vez incompetente, por isto apenas o sexto lugar do Massa.
É incrivel como os rossos conseguem cometer erros bobos.

Resposta instigante: É óbvio e normal que priorizem o cara que ganha corridas em detrimento do cidadão que as vezes chega em segundo... Ponto para Ross.