Um certo narizinho reformado esteve nas manchetes do mundo inteiro hoje. E olha que não foi o da nova Miss Brasil 2008. Durante os testes desta segunda-feira na Espanha, a Ferrari mostrou ao mundo sua nova peripécia aerodinâmica. Trata-se de uma fenda localizada bem no bico do carro, como pode ser visto na foto acima. E pelo jeito a tal fresta parece surtir efeito, já que hoje Felipe Massa fez o melhor tempo do dia botando nada menos que 2,7s em cima de Wurz com a Williams, que marcou o segundo tempo.
Essa nova idéia já era aguardada pela imprensa mundial. Entretanto, ninguém poderia imaginar algo tão arrojado. Este vulgo "buraco no nariz" da Ferrari tem lá suas razões técnicas. Geralmente quando se introduz uma fresta como essa à geometria de um corpo no escoamento tem-se a intenção de reaproveitar a energia presente no fluxo de ar.
Como pode-se ver, o bico do F2008 é alto. Isto faz com que uma parte do escoamento choque-se com a parte inferior do nose cone, causando uma certa recirculação e arrasto. A idéia da fresta é aproveitar esta corrente de ar em alta velocidade que antes era desperdiçada e redirecioná-la para a parte superior do carro através deste canal. Desta forma, esta região de alta pressão agora contribui para o aumento do downforce, já que há o direcionamento do fluxo de ar para a asa traseira, aumentando sua eficiência.
Observando a saída do duto, vemos que ela é dividida em dois, com um perfil que direciona o escoamento de ar, fazendo com que ele siga normalmente o desenho da dianteira, dessa forma, o ar que sai do canal segue a mesma linha daquele que vem de fora.
Durante os testes de hoje, também foi notada um novo tubo de Pitot localizado acima da entrada de ar do motor. Este sensor é responsável por medir a velocidade do escoamento, o que pode sugerir um estudo detalhado da equipe de Maranello sobre a influência do duto no aumento da velocidade do ar admitido pelo motor através da caixa de ar e também a análise mais detalhada sobre a velocidade do escoamento na parte traseira do carro. É esperado que com esta estrutura vazada, a Ferrari terá que fazer novos crash-tests e provar que mantem os mesmos parâmetros de rigidez que tinha com o bico sem fresta.
Certamente, esta novidade já passou pelas fases de testes de simulação numérica (CFD) e também de túnel de vento. Levá-la à pista, diante da imprensa e das outras equipes mostra as seríssimas intenções da Ferrari de estreá-la em Grandes Prêmios. Vamos aguardar para saber se o début será nesta temporada ou em 2009.
8 comentários:
Muito legal o blog de vocês, excelente colocações a respeito do nariz do F2008! Descobri o blog pelo post colocado no Blig do Gomes.
Também publiquei meu ponto de vista a respeito desse nariz em meu blog, blogmulsanne.blogspot.com . Creio que as análises técnicas se complementem de alguma forma...
[]s!
Muito bem meninas gostei de ver esse post, como Juliano disse muito detalhado a teoria em aerodinamica.
Ja add vcs aos favoritos...
Parabéns!!!
santas frestas aerodinámicas batman, o post está muito bem feito!!!
vai ali um desafio:
vcs podem explicar as orelhas de dumbo (estilo gaivota intrusa) da HONDA?
parabéns meninas
bem feio esse novo narizinho da ferrari hein... essa nova aerodinâmica, carro bigorna, orelhas do dumbo, está deixando os carros bem esquisitinhos não?
Gostei da vossa abordagem acerca das novas excêntricidades que a Formula 1 anda a experimentar. Se calhar, o "buraco" da Ferrari vai ser o maius duravel, já que aparentemente, os "penduricalhos" serão brevemente abolidos...
Belo blog! Vou adicioná-los no meu blogroll.
Mas que nariz, esse buraco vai dar muito que falar.
Um nariz de respeito...
Estas inovações ai até onde sei, serão usadas ano que vem quando os pneus slicks estarão de volta... E acabarão muitos dos apendices aerodinamicos... Enfim é o carro sendo devolvido as mãos dos pilotos...
Acho muito engraçado essa nova aerodinamica dos carros. É cada coisa que aparece..hehhe
Parabéns meninas, muito legal.
Leandro Montianele
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