sábado, 5 de julho de 2008

Tudo sobre - GP da Inglaterra

O circuito
Nome: Silverstone Circuit
Distância: 5,141 km
Número de voltas: 60
Recorde de volta: 1:18.739 - M Schumacher (2004)
Pole em 2007: 1:19.997 - Lewis Hamilton, McLaren
Durante a II Guerra, a região em um planalto inglês serviu como aeroporto para aviões militares. Com a chegada dos tempos de paz, resolveram mudar sua finalidade e colocaram o nome de Silverstone. Pronto, nascia o berço da Formula 1, que recebeu a primeira corrida da categoria em 1950.

Desta vez a F1 desembarca na pista inglesa com uma grave ameaça: a partir de 2010 o GP da Inglaterra seria disputado em um "revitalizado" Donington Park. Muitos dizem que não tem mais volta e que Silverstone passará pelo menos 10 anos fora do calendário. Por isso mesmo, muitos já se adiantaram e começam a garantir seus ingressos para a corrida de 2009. Por ser um circuito tão tradicional, Silverstone tem pontos que são míticos e consagraram muitos pilotos, como Ayrton Senna. Curvas como a Stowe, Copse, Abbey, Woodcote e Club estão presentes desde 1949, data da inauguração da pista. Ayrton Senna foi um dos grandes vencedores desta pista em seus tempos de F3 inglesa, chegando a batizá-la de "Silvastone".

Do ponto de vista técnico, Silverstone é um circuito de curvas velozes e de exigência aerodinâmica de média a alta. Um dos principais problemas no acerto aerodinâmico é o vento forte que teima a aparecer durante os treios e corridas, desestabilizando os carros em alguns pontos importantes do circuito. Outra característica marcante é o asfalto com algumas ondulações que podem prejudicar os pilotos na hora de conseguir a volta perfeita. A suspensão é acertada com mais rigidez na dianteira e a traseira mais solta, o que dá ao carro um senso melhor de direção nas entradas de curvas e maior tração nas saídas. Este acerto tem que ser preciso, já que o circuito favorece saídas de traseira nos carros, o que pode compremeter a durabilidade dos pneus. Com muitas curvas de alta, os motores fazem a diferença em Silverstone, onde se passa aproximadamente 71% da volta com o pé apregado no acelerador.

Esta pista tão antiga ainda guarda muitos desafios para seus pilotos. A sua primeira parte é a preferida de muitos da turma do cockpit. Depois de largar, já se dá de cara com a Copse, uma curva rápida, tomada à direita e que pode levar muita gente a passar reto na primeira volta. Em seguida vem a sequência de curvas formadas pela Maggots, Beketts e Chapel. Essas três irmãs não dão refresco para ninguém e as intensas variações de direção a alta velocidade são ao mesmo tempo emocionantes e sacrificantes após 60 voltas. Outro ponto crítico é a Stowe, rápida e traiçoeira. Uma escapada ali significa muro na certa. A chincane Abbey também merece atenção redobrada. Outros fatores contribuem para aumentar a complexidade da pista, como a ausência de área de escape e também o tempo típico inglês, onde pode chover a qualquer momento.


Em 2007

No GP da Inglaterra de 2007 todos acompanhavam a ressurreição de Raikkonen no campeonato, que após vencer o GP da França 1 semana antes, desembarcou na Inglaterra com novo fôlego. Assim, desbancou os favoritos Fernando Alonso e Lewis Hamilton e conquistou a 3ª vitória no campeonato, colocando-se novamente na disputa pelo título.

Nenhum comentário: