sábado, 13 de setembro de 2008

Tudo sobre - GP da Itália


Extensão: 5,793 km
Número de voltas: 53
Pole em 2007: Lewis Hamilton (1:47.338)
O Circuito


A Fórmula 1 despede-se da Europa em 2008 em um palco digno de tal honra: a pista de Monza. O autódromo localizado no parque Real de Monza foi contruido em 1922 e recebe a F1 desde sua primeira temporada em 1950. A sua principal caracterísitica é a de ser um circuito de altíssima velocidade, onde os carros alcançam assombrosos 340 km/h no final da reta dos boxes, o ponto mais veloz na temporada.

Com retas tão longas é de se esperar que se corra com a configuração de menor carga aerodinâmica na temporada. As asas assumem uma posição praticamente plana, garantindo o mínimo de arrasto possivel para voar nas retas. Em uma pista tão veloz é de se esperar que os freios desempenhem papel importante e em Monza eles são altamente exigidos. Só para se ter uma idéia, na Variante Retifillo a força g de desaceleração chega a 4,5. Em toda a extensão da pista existem 4 pontos de frenagem onde os carros chegam a mais de 320km/h. As equipes vão quebrar a cabeça para manter os freios resfriados sem preju[izo na aerodinâmica. Do ponto de vista da suspensão, a idéia é garantir a maior aderência mecânica possível e estabilidade de frenagem. Para fazer bons tempos em Monza é necessário atacar as zebras e frear bruscamente, para isso um bom acerto é fundamental. Geralmente os acertos são super-baixos e usa-se o velho truque da borracha na suspensão, para que o carro "sente" nelas em alta velocidade.

O motor é um capítulo à parte em Monza. Os pilotos passam 77% da volta com o pé embaixo no acelerador. Os propulsores precisam ser capazes de operar a uma velocidade média de 275km/h alcançando o máximo de 340km/h na reta dos boxes. Além disso, há um período de mais de 15 segundos em aceleração plena, que vai da saída da Parabolica até a entrada da Variante Rettifilo.

Monza é o último circuito ultra-veloz remanescente na Formula 1, o que significa garantia de diversão para os pilotos. O primeiro ponto crítico é a ariante Rettifilio, onde os pilotos fazem a freada mais brusca (de 340 para 74 km/h) e que pode fazer muita gente catar tatu logo na largada. Pouco depois tem a incrível Curva di Lesmo, feita em 2 pernas e em alta velocidade. Mais à frente vem a Variante Ascari, onde é necessário atacar as zebras para fazer um bom tempo.

Parabólica
Após a reta da Variante Ascari vem um ponto decisivo da pista: a mítica Parabolica, curva de alta, contornada a mais de 200km/h. Este é um ponto crítico do circuito. É necessário atacar a Parabólica da forma correta, para manter um traçado ideal e acelerar muito, para vencer a força centrífuga que joga o carro para fora da curva. Somente contornando a Parabolica perfeitamente, pode-se chegar à reta com condições de acelerar tudo até os quase 350km/h.


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