- A previsão de chuva forte não se concretizou. Apesar do tempo frio e encoberto, os pilotos não precisaram enfrentar o dilúvio de 2007, quando mal conseguíamos enxergar as imagens transmitidas pela TV;
- A largada foi um tanto quanto atribulada para os ponteiros. Hamilton foi ultrapassado por Raikkonen, com quem dividia a primeira fila. O finlandês, que não tinha nada a perder, foi agressivo, acelerou tudo o que pode e conseguiu assumir a liderança, mas antes mesmo da primeira curva, foi travado por Hamilton e acabou caindo muitas posições;
- O inglês , no entanto, não conseguiu manter-se na pista e acabou perdendo posições assim como Massa. Kubica e Alonso mantiveram a aceleração e assumiram a liderança da prova, seguidos de Kovalainen que na volta 16 teve problemas de motor e abandonou;
- Um duelo direto entre os líderes do campeonato aconteceu logo na 2ª volta. Hamilton e Massa se encontraram na pista, disputando a 7ª colocação. O resultado não foi bom para nenhum dos dois: na manobra de ultrapassagem, Massa colocou metade do carro fora da pista e acabou tocando Hamilton que rodou e voltou na última colocação;
- Logo em seguida, os comissários da FIA começaram a trabalhar. Drive through para Hamilton por ter cortado Raikkonen na largada e para Massa, por ter espremido Hamilton a curva 11 da segunda volta. Assim, os ponteiros do campeonato saíam definitivamente da zona de pontuação;
- Com tantas movimentações e estratégias diferenciadas de pit-stops, vários pilotos se revezaram na liderança. Com a parada de reabastecimento de Robert Kubica e Alonso, Trulli, Piquet e até Bourdais chegaram a liderar o GP do Japão. No pelotão de "pelada de F1", Massa e Hamilton tentavam tirar o prejuízo sofrendo para ultrapassar Button, Barrichello, Fisichella & Cia;
- Após o reestabelecimento das posições, eis que aparece Fernando Alonso na ponta. O espanhol conseguiu tirar a diferença para o líder Kubica durante sua parada e liderou a prova de forma soberana. Massa, em sua perseguição à zona de pontuação, acabou envolvendo-se em um incidente com Bourdais e quase acabou com sua corrida. Enquanto isso, Nelson Piquet tirava proveito de sua estratégia diferenciada e figurava entre os 5 primeiros;
- Alonso levou a bandeirada em primeiro, confirmando sua boa fase. Robert Kubica cruzou a linha de chegada em 2º seguido por Kimi Raikkonen. Nelson Piquet viu sua boa atuação render-lhe a 4ª colocação. Após punição de Bourdais pelo incidente com Massa, a zona de pontuação foi completada por Trulli, Vettel, Massa e Webber. Hamilton chegou apenas na 12ª colocação.
- Agora a siituação do campeonato está ainda mais apertada. Hamilton e Massa estão separados por 5 pontos. Kubica ainda tem chances remotas e está a 12 pontos do líder. Ao que tudo indica, o sonho de Massa de trazer a decisão para o Brasil ainda está de pé.
Marretadas
- Hamilton x Massa: a decisão do campeonato pesou para os dois. Cometeram erros infantis por pura afobação. Tiveram oportunidades incríveis de jogar o campeonato fora por bobagens e estão sendo ofuscados nessas últimas corridas pela estrela de Fernando Alonso. Sorte a deles que nem o espanhol, nem Raikkonen estão com pontos suficientes para ameaçá-los. Se continuarem assim, ainda podem ser surpreendidos por Kubica.
- Honda: aparece cada vez mais capenga e ainda se acha no direito de fazer charme para anunciar seu pilotos em 2009. A equipe japonesa tem nome, gente e dinheiro para fazer um carro, no mínimo, decente. Mas não o faz. E ainda quer fazer doce na hora de escolher entre Barrichello e Senna. Ninguém merece.
- McLaren: não foi o dia deles em Fuji. Após a boa apresentação nos treinos de sexta e sábado, o caldo desandou no domingo. Hamilton atrapalhou-se e foi punido. Já Kovalainen sofreu o primeiro problema mecânico nda equipe na temporada e ficou a pé. A Ferrari aproveitou a deixa e reassumiu a liderança do Mundial de construtoores.
Pontos positivos:
- Renault: parece acordar de um pesadelo. Após um início de temporada desastroso, com um carro visivelmente fraco, a equipe francesa começa a reagir e mostrar uma certa evolução em corridas. Venceu sua segunda prova consecutiva e hoje ainda viu Nelson Piquet terminar bem a corrida graças à uma estratégia sob medida para as suas condições. Apesar do bom resultado, o brasileiro continua com a corda no pescoço e tendo pesadelos diários com Lucas di Grassi e Romain Grosjean que são cotados para substituí-lo.
- Kimi Raikkonen: após 4 corridas de infortúnios, Raikonen finalmente fez boa apresentação. Largou na frente e fez ótima saída antes de ser cortado por Hamilton. Andou forte a corrida inteira e descolou um pódio. Mas ainda parece apático em certos momentos, como por exemplo, quando duelou com Kubica pela 2ª posição.
- Robert Kubica: mais uma vez foi constante e pilotou de forma consciente. Se a BMW demonstrasse que acredita firmemente nas possibilidades do polonês no campeonato, ele poderia dar mais trabalho a Hamilton e Massa na disputa pela liderança. Mas o que se vê é uma BMW apática e que luta "maios ou menos" pelo campeonato. Talvez seja pelo fato de que se Kubica sagrar-se campeão, terão que aumentar o salário do moço, que em termos de F1 é uma miséria.
Troféu cata-tatu: David Coulthard
Mais uma vez, David envolveu-se em uma confusão durante a corrida. Desta vez enroscou-se com Nakajima logo na largada. Resultado? Rodada, carros fora da pista, asa dianteira voando e pancada no muro. Pouco importa de quem foi a culpa. O mais importante é que novamente o escocês se envolveu em um acidente, já foram inúmeros nesta temporada. Os comissários nem punem Coulthard mais, ele é uma espécie de "café-com leite". Sinceramente, achamos que David merecia um fim de carreira menos melancólico.
Prêmio F1-v8: Fernando Alonso
Pela segunda vez consecutiva Fernando Alonso subiu ao alto do pódio. E dessa vez a vitória não foi conquistada por infortúnio alheio. O espanhol largou em boa posição e manteve-se sempre entre os primeiros. Graças à uma boa estratégia de paradas nos boxes, conseguiu roubar a posição de Kubica. Mais uma vez Alonso teve uma apresentação impecável, andando livre e solto na liderança, ofuscando Hamilton e Massa no final do campeonato. Neste momento, os pilotos da Ferrari e McLaren devem estar agradecendo o fato de Fernando não ter um carro competitivo em suas mãos, caso contrário, a história do campeonato estaria um pouco diferente.
Perguntas instigantes:
"Os resultados de Alonso são condizentes com a evolução do carro da Renault?"
"As punições a Hamilton e Massa foram justas?"
12 comentários:
Caramba, essa corrida começou a mil por hora, teve um meio morno, e o fim novamente a mil. Massa quer pq quer o título e Hamilton parece que quer perder, alguém com a pontuação que ele tem podia pensar no campeonato, as vezes ser campeão é possível tendo segundos lugares. Ele viu agora a diferença cair pra 5 pontos, ou seja tudo pode acontecer, até mesmo uma batida do Haikonen nele. Ontem se fosse em outros tempos a Ferrari chamava o Kimi pro boxe pra tomar um suco, só pra poder dar um ponto a mais para o Massa. Posso fazer uma sugestão? Que tal mudar o nome de premio Cata tatu, para prêmio David Coultard, pois ele realmente, já esta fazendo jus ao título de our concours. Falam muito do Rubinho mas o David, sempre andou em carros de ponta e nunca conseguiu nada. Esse Nelsinho é largo demais, quando todo mundo já estava puxando a corda da guilotina ele consegue um resultado além do esperado. Quanto a guerra do título, vamos ver o que vai acontecer nas duas provas que faltam, eu pessoalmente acho o Felipe muito mais maduro que Hamilton e coloco minhas fichas no Brazuca. Abraço.
Meninas, adorei o blog de vocês. Visitarei mais vezes. Sobre a corrida, achei dsnecessárias as punições e não entendi o porquê do Massa e do Hamilton terem recebido a mesma punição por situações diferentes. E se o brasileiro e o inglês continuarem errando, o Kubica agradecerá bastante. Será que o negócio é estar em terceiro a menos de três temporadas para o fim?
Não pude deixar de notar o 'apagão' da Ferrari em Cingapura.
Logo na pista mais iluminada do calendário hahahah.
E meninas, ao contrário do que possa dar a entender meu texto, não estou desmerecendo a vitória do Alonso. Assim que sairem as ava(ca)liações isto vai ficar claro. Mas...
Eu não gosto mesmo dele e uma vitória sua não me empolga de forma nenhuma.
Cá entre nós...
Hamilton está se mostrando um afobado de primeira grandeza não?
Meninas,
A(s) vitória(s) do Alonso nao tem nem o que contestar. Os outros bobiaram e dançaram.O que ele vai fazer, ter peninha?!
As puniçoes na minha opiniao foram justíssimas. A do Massa,nem preciso comentar e o Hamilton, só nao bateu em ninguém pq o Raikkonen desviou,senao...
O impressionante desse campeonato é que se bobiar o campeao sequer chega a 100 pontos, e se chegar, só o Hamilton ainda pode...
Bjs
é meninas mais uma boa vitória do Alonso,ninguém em sã consiencia apostaria nisso,mas aconteceu muito mais por méritos de Alonso do que do carro.As punições de Massa e Hamilton,devido ao rigor do comissários nesse ano foram justas.Só espero que não aconteça outro arranca rabo desse e o campeonato tenha que ser decidido no tapetão...
Meninas!!!!
Boa cobertura!!!...concordo no geral...
Mas Massa correu bem...acho que lambanca do ano esta com Lewis, que na realidade depois de atacar Massa e uma galinha morta, no fez mais nada...
Tremeu no Japao!!!
Na China com pista seca e mais quente, e pneus duros a Ferrari vai voar!!
Abraco!
mais um bom blog de F1 mantido pelas "minas". Parabéns, aki está tudo bem legal.
Sempre q puder passarei por aqui.
Meninas,
Foi uma vitória incontestável do espanhol,sentou a bota e levou no estilo inaugurado por Schumacher,só faz assim quem tem competencia.
Quanto as punições,particularmente não concordo com nenhuma,todas foram situações de corrida,mas a regra...
abraços
Achei as punições um verdadeiro exagero. Se fosse nos anos 80 ou 90 isso não aconteceria. Estas influências externas no resultado final das corridas são ridículas. Estraga o espetáculo da F1.
Leandro Montianele
Nossa.. Coulthard no cata tatu denovo? Acho que aqui no blog ele é campeão cata tatu 2008 disparado hehehehe. Quanto as punições...sei lá cada um tem a sua, mas não concordei com a do Hamilton na largada e concordo com a do Massa.
Olá Colegas,
Gostei muito do seu blog e gostaria de convidá-las a aparecer no meu espaço www.f1-09.blogspot.com
Abraços!!!
Obrigada pelos comentários! Aos amigos "de sempre" valeu pela visita, aos "calouros" sejam bem-vindos!!
Bom, vejo que todos têm opiniões distintas, principalmente sobre as punições da corrida. Justas ou não, vemos um "esforço" da FIA em fazer essa campeonato chegar o mais apertado possível na última corrida (transmitida em horário nobre do domingo na Europa e consequentemente, a de maior audiência na temporada...) por isso, punição pra lá, outra pra cá! Justo, não é, mas vamos combinar, todos sabemos que entre a justiça e o lucro, a dupla Ecclestone e Mosley sempre preferiu o último... Querem apostar quanto pra ver que mais punições podem pintar até o Brasil???
Até a China!!
Postar um comentário