Número de voltas: 56
Distância: 5.543 km
Recorde da volta: 1m34.223s (Juan Pablo Montoya, Williams, 2004)
A pista malaia de Sepang é um desafio duro para carros e pilotos. Além das altíssimas temperaturas (sempre acima dos 35ºC) o clima úmido aumenta ainda mais a sensação de calor. O circuito projetado pelo arquiteto Herman Tilke foi inaugurado em 1999. É conhecido por suas instalações modernas e altamente confortáveis.
Sepang destaca-se por ser uma pista altamente técnica, que combina longas retas e curvas apertadas de baixa velocidade. Essas características demandam que o acerto do carro seja preciso, para que se possa voar pelas retas e ter equilíbrio suficiente para fazer as curvas da melhor forma possível.
Com corridas sempre disputadas sob forte calor, freios e motores são os componentes que mais sofrem na Malásia. Durante uma volta em Sepang, os pilotos passam 65% da volta em aceleração plena. Apesar da grande aderência do esfalto, se alguém escapar, nem tudo está perdido. A pista tem áreas de escape vastíssimas, ou seja, é raro alguém dar bitoca no muro.
O circuito reserva alguns lugares em que os pilotos têm que ficar atentos. O S após a reta dos boxes é um ponto de ultrapassagem, e se for tomado com muita sede, pode sobrar alguém para fora da pista. Outro ponto de atenção é a curva 12, contornada a quase 250km/h. Além disso, a penúltima curva merece cuidado especial. Se não for atacada da forma correta, há perigo de perder a traseira e rodar.
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