O circuito
Número de voltas: 58
Distância: 5,303 km
Recorde de volta : 1m24.125s (Michael Schumacher, Ferrari, 2004)
Tempo da pole no ano passado: 1m26.072s (Kimi Raikkonen, Ferrari)
Tempo da pole no ano passado: 1m26.072s (Kimi Raikkonen, Ferrari)
O circuito de Albert Park, em Melbourne tem a honra de sediar a abertura da temporada de F1 há muitas anos. Montado dentro de um parque, com direito a roda gigante e lago com patinhos, a pista é uma das favoritas dos pilotos e oferece muitos desafios.
Por ser um circuito de rua, Albet Park é conhecido por sua baixíssima aderência. Além disso, as linhas amarelas e brancas usadas no dia a dia do trânsito são muito escorregadias e merecem atenção. Outro problema que atormenta os pilotos são as diversas ondulações existentes no asfalto.
De modo geral, é um circuito de velocidade média, mas com algumas curvas de alta, destacando-se a chincane Clark, contornada a mais de 280 km/h. A saída da Waite (curvas 11 e 12) é um dos pontos de ultrapassagem, pois o apoio na zebra pode levar alguns pilotos ao erro. Outro ponto crítico é a chincane Jones, o primeiro desafio após a largada, por onde muita gente passa reto.
Albert Park é particularmente sacrificante para os motores, câmbios e freios dos carros da F1. Durante uma volta na pista, os pilotos passam 68% do tempo em aceleração plena, ou seja, com o "pé embaixo". Esse circuito semi-rápido exige muito da carga aerodinâmica dos carros. Além disso, com a saída de cena do controle de tração, o desgaste dos pneus será um fator importante. Quem exagerar nas escorregadas na pista, pode ficar na mão nas últimas voltas.
Quem tem razões para amar Melbourne:
Fernando Alonso: deu a arrancada para o título de 2006 conquistando uma grande vitória. Tem frequentado o pódio nos últimos 4 anos.
David Coulthard: venceu em terras australianas em 1997 e em 2003.
Mark Webber: é o piloto da casa e tem toda a torcida para ele.
Lewis Hamilton: estreou na categoria ano passado com um pódio.
Quem tem razões para odiar Melbourne:
Felipe Massa: na sua corrida de estréia na F1 em 2002 foi passear fora da pista diversas vezes. Em 2007 foi prejudicado por um erro de programação no câmbio.
Heikki Kovalainen: passou um sufoco em 2007 nessa pista - rodou, foi passear na grama, etc. No final, teve que ouvir do chefe que era uma bomba. Seus dias de F1 quase acabaram ali mesmo.
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