- Célula de sobrevivência: estrutura contínua e fechada que contendo o cockpit e o tanque de combustível. Fabricada em fibra de carbono e alumínio, tem uma estrutura dianteira de absorção de impactos que suporta batidas frontais de até 20 toneladas.
- HANS e assento do piloto: O HANS é o suporte que impede movimentos bruscos da cabeça do piloto em fortes impactos. Além dele, os corredores contam com um assento totalmente projetado para facilitar as situações de resgate, com receptáculos que permitem receber cintos e dispositivos de estabilização de cabeça usados pelas equipes de socorro.
- Altura do habitáculo: este ano uma nova regra estabeleceu que a altura da lateral do habitáculo seria maior para proteção da cabeça do piloto. Certamente, ela contribuiu para apoiar melhor a barreira de pneus e aliviar a carga do pescoço de Kovalainen enquanto o resgate não chegava.
7 - O que sobrou
Pouca coisa. O carro da McLaren estava totalmente destruído. Ainda assim, percebe-se que a região do cockpit permaneceu inteira. A dianteira, entretanto, foi completamente danificada no impacto. Não se consegue nem visualizar a região da pedaleira.8 - Consequências
Com a energia do impacto, Hekki ficou momentâneamente inconsciente. Entretanto, durante o socorro já havia recobrado a consciência. No hospital passou por exames de tomografia e ressonância para detectar fraturas e hemorragias. Foi detectada apenas uma leve concussão cerebral causada pela desaceleração. O piloto passou a noite no hospital em observação e após passar por novos exames neurológicos, foi liberado. Quem observa o acidente não imagina que ele tenha escapado apenas com uma leve dor de cabeça e um torcicolo. Aguarda recuperação para correr em 2 semanas.
9 - Conclusões
Em menos de 1 ano a F1 testemunha novamente um acidente grave e assustador em suas corridas. Entretanto, mais uma vez o piloto saiu praticamente ileso de um choque violento. O quesito segurança veicular foi o que mais se desenvolveu na F1 ultimamente. Graças aos softwares de simulação, aos testes de impacto e também à utilização de novos materiais. Mas ainda existem preocupações sobre os circuitos. Muitas pistas ainda têm pontos perigosos que não são seguros o suficiente.
Na Campsa, há necessidade urgente de corrigir a ondulação da pista e também aumentar a área de escape, para que os carros possam diminuir mais a velocidade antes de encontrar o muro. Outro ponto em discussão é a adoção dos soft walls, já populares nos circuitos ovais americanos, pois amortecem os choques com mais eficiência e segurança que as barreiras de pneus.
Vídeos
Este é o vídeo da batida de Kovalainen. Percebam a falha na roda dianteira esquerda pela câmera on board.
http://www.youtube.com/watch?v=UcNedO_BO98
Este vídeo de um torcedor mostra o que a TV não mostrou. O momento em que o carro de Kovalainen é retirado da proteção de pneus.
http://www.youtube.com/watch?v=WlXT3XFlYvk
O vídeo seguinte mostra Kovalainen saindo do hospital após a alta.
12 comentários:
Salve meninas
Como sempre ,vcs deram um banho em informação.
Ah! vcs tb foram adicionadas no blog.Concordo tb que existe a necessidade de melhorar a segurança nessa curva,ainda mais tratando-se de um circuito que recebe testes de F1 regularmente.
um grande abraço
Meninas,
Outra coisa que foi essencial...o chefe de segurança de Montmelo pediu pra pôr naquela curva, 2 "camadas" mais de pneus.Eram apenas 3 filas e pro Gp já eram 5.Ou seja,coisa de Deus mesmo.
Olha, é a primeira vez que vejo alguem (tem plural para este pronome?) debulhar e esmiuçar tão bem um acidente...
Deu para entender e até para se arrepiar pensando o quanto foi bom não estar no carro.
muito massa essa “anatomia”
a F1 (carro, circuito assistência) ta bem preparada para esses acidentes, + foi preocupante o acidente (Kovalainen tava “enterrado” naquela amontoado de pneus), acho tb pela demora no atendimento (foi o ponto onde pecaram e tiveram muitas críticas
sobre isso) aí fez um suspense.
p.s. a briga Trulli e webber ta tão interessante q fiz até um gráfico rsr
abraços
o post foi tão bem feito que depois de ler achei muito pouco fazer um comentário
então fiz um post-homeajem para vocés
sou médico e tento explicar que o atendmento realmente não foi demorado
parabéns meninas, F1-V8 está cada vez melhor!!!
Relmente o quesito segurança na F1 está cada vez melhor. São 14 anos sem mortes na categoria.
Meus parabéns pelo post!
Leandro Montianele
nossa, então o kova chegou a desmaiar...essa informação eu ainda não sabia.
Em todo caso foi uma senhora cassetada e por um milagre msm saiu só com algumas dores de cabeça e ematomas no cotovelo.
O Kovalainen teve muita sorte de sair dessa. Ótimo o post de vocês: esse vídeo dele sendo retirado do carro eu não tinha visto ainda! Vamos ver agora se o Kovalainen já vai poder participar do G.P. da Turquia...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Belíssimo post, muito completo. Recomendei a leitura em meu blog!
O acidente do Kovalainen mostrou bem por quê cada vez mais têm se adotado áreas de escape asfaltadas ao invés de brita ou grama: o asfalto permite que o piloto desacelere o carro com maior eficácia utilizando os freios. Por outro lado, também permite que o carro continue na corrida, favorecendo uma pilotagem displicente.
A questão dos soft-walls. Creio que eles sejam mais recomendados em regiões críticas onde não há área de escape, pois evitam que o carro seja arremessado de volta à pista, o que traria consequencias potencialmente mais trágicas.
Em lugares onde há área de escape, as barreiras de pneus ainda oferecem uma desaceleração menos abrupta ao piloto, mas para isso é preciso que o carro acerte a barreira de pneus, e não entre debaixo das mesmas (risos)!
Uma possível solução seria instalar as barreiras de maneira que fiquem um pouco mais baixas que a superfície, impedindo que o carro penetre por baixo da barreira.
[]s!
Adorei a fisionomia do post!! rs
Realmente um show de informação....
Ta de parabens!
Meninas!!!
adorei o post!!!!
Valeuuu!!!
Bjinhos do Octeto
Tati
Agradecemos todos os comentários e elogios!!
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