- A corrida começou com uma largada espetacular de Kimi Raikkonen. O finlandês aproveitou a saída para tracionar o que podia e roubar a posição de Kovalainen. Em seguida, botou o carro na área de escape da La Source, sempre acelerando muito. Resultado: chegou na Eau Rouge na ponta, deixando Massa e Hamilton a ver navios;
- Também largaram muito bem Fernando Alonso, que faturou 2 posições e Sebastien Bourdais, que pulou para a 5ª colocação. Como não poderia faltar, o tradicional espalha-espalha de carros na La Source aconteceu novamente, desta vez causado por Bourdais e Kovalainen.
- A partir daí viu-se a corrida de recuperação de Kovalainen, que saiu ultrapassando a todos, mas parou na forçada de barra em cima de Mark Webber, que resultou em um drive through para o piloto da McLaren. As posições mantiveram-se basicamente as mesmas após a primeira série de pit-stops. Raikkonen liderava de forma confortável, mas sem abrir em relação a Hamilton.
- Barrichello e Piquet abandonaram a corrida. O primeiro por problemas no câmbio e o segundo bateu após escorregar nas linhas brancas da pista. Enquanto isso, os pilotos da Toro Rosso continuam destacando-se, com Bourdais aparecendo na 5ª colocação.
- A corrida parecia liquidada e nas mão de Raikkonen quando a chuva começou a cair no miolo do circuito, faltando 3 voltas para o final. O finlandês da Ferrari viu sua corrida tranquila ganhar um desfecho dramático com a aproximação de Lewis Hamilton. O inglês aproveitou seu melhor rendimento na pista molhada e partiu para cima de Raikkonen, que revidou, obrigando Hamilton a passar reto na Bus Stop. O inglês devolveu mais ou menos a posição e retomou a ponta. Nisso a chuva apertou e o que se viu foi um festival de lambanças e rodadas, a pior delas a de Raikkonen que viu sua vitória ir pelo ralo quando chocou-se no muro na penúltima volta.
- Melhor para Hamilton, que faturou a corrida. Massa, pilotando com o carro quase parado levou sua Ferrari à segunda posição. Heidfeld, que ainda teve tempo de colocar pneus de chuva e voltar ultrapassando todo mundo chegou em 3º.
- Entretanto, o resultado final da corrida não saiu até as 18 horas locais, quando os comissários decidiram punir Lewis Hamilton em 25 segundos por não ter devolvido a posição de forma efetiva para Raikkonen na penúltima volta. Assim, a vitória caiu no colo de Felipe Massa, Heidfeld herdou a segunda posição e Hamilton teve que se contentar com a 3ª colocação. Alonso, Vettel, Kubica, Bourdais e Glock também pontuaram.
- Agora apenas 2 pontos separam Massa e Hamilton na disputa pelo título. Raikkonen, em queda livre no campeonato, agora vê Kubica ocpar o terceiro posto na tabela de pilotos.
Marretadas
- Kovalainen: Tem aparecido bem nos treinos, consegue bons tempos na classificação e larga com frequência nas primeiras filas. Mas ainda sofre um apagão na hora da largada. Quando a gente menos espera, lá está Heikki, remando lutando e lutando muitas posições atrás em relação à que largou. Se tivesse ao menos mantido suas posições de largada, estaria figurando entre os primeiros no campeonato. Mas com essas trapalhadas, passa a corrida inteira trabalhando para ficar longe do pódio;
- BMW: Não fosse a estratégia e a sorte de colocar pneus de chuva em Heidfeld na penúltima volta, teria passado a brancas nuvens hoje. Spa viu um a BMW sem brilho e que apareceu muito pouco nos 3 dias do GP da Bélgica. Já perdeu o fôlego que mostrou no início da temporada.
- Williams: tem tido apresentações pífias nesta temporada. É triste ver a Williams de hoje e lembrar dos carros imbatíveis e das novidades incríveis que a equipe inglesa proporcionava anos atrás. Todos esperamos que este não seja um prenúncio do início do fim do time de Woking.
Pontos Positivos:
- Alonso: resolveu dar o troco após o fim de semana melancólico em Valência. Apareceu bem nos treinos e durante a corrida. Quase alcançou o pódio, que se tivesse chegado, teria sido muito justo. Seria bom ver Fernando Alonso frequentar as primeiras posições novamente e infernizar o Olimpo de Ferrari e McLaren.
- Toro Rosso: Teve um fim de semana de sonho. Desde o sábado seus carros apareceram bem e entre os primeiros. Bourdais largou muito bem e ficou a corrida quase toda no pelotão da frente. Parecia fazer uma corrida de exibição para segurar seu emprego. Vettel também tirou o máximo de seu carro e mostrou que a Red Bull fez bom negócio em comprá-lo. Dessa forma a Toro Rosso vai feliz para a Itália com um 5º lugar de Vettel e um 7º de Bourdais.
- Kimi Raikkonen antes da chuva: Mais uma vez mostrava que Spa é território dele. Saiu em uma desacretitada 4ª posição e simplesmente engoliu todo mundo na La Source. Para ele tudo virou pista: grama, área de escape, zebra. Manteve uma liderança tranquila, até a chuva chegar e derreter sua vitória vrtual. Foi uma pena, pela bela largada.
Troféu cata-tatu: Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton
Eles vinham de grandes apresentações. Raikkonen fez uma largada maravilhosa como há muito tempo não se via. Hamilton conseguiu uma pole position incrível no sábado e vinha em corrida tranquila, garantindo pontos importantes no campeonato. Até que veio ela, a chuva. E com ela levou o juízo dos dois pilotos. Raikkonen, o Iceman, mostrou que água derrete seu gelo rapidinho. Com isso, permitiu a aproximação de Hamilton. O inglês, por sua vez, novamente deu "pala" na hora do aperto: ao tentar ultrapassar Raikkonen, passou reto a Bus Stop e devolveu a posição ao finlandês na má vontade, pegando o váculo do piloto da Ferrari para ultrapassá-lo de novo. A partir daí, perdemos a conta do tanto de vezes que os dois rodaram e saíram da pista, catando tatus por todos os lados, até que Raikkonen bateu no muro e novamente terminou sem pontos. Sinceramente, esperavamos que eles domassem melhor seus carros a 2 voltas do final, mesmo com a pista molhada.
Troféu F1-V8: Spa-Francorchamps
Somos apaixonadas por esta pista... mesmo que alguém fizesse uma apresentaçao memorável hoje, não tiraria o troféu das mãos de Spa. As curvas de alta, a topografia acidentada, curvas em subida, na descida, o tempo instável. São coisas que apenas Spa tem. E olhem que as reformas na Bus Stop tiraram parte de seu charme inicial, quando ela era feita com o motor quase cortando... A traiçoeira Fagnes e a velocíssima Stavelot testam a capacidade de qualquer piloto. Mas a melhor imagem de Spa é a da subida da Eau Rouge, que parece que o piloto está levantando vôo, pilotando um avião, não um carro. É muito bonito ver os carros totalmente colados na pista, passeando por aquelas curvas a 300 km/h. Que Herman Tilke, o mestre dos circuitos sem graça, nunca bata seus olhos sobre Spa e macule este tesouro do automobilismo que descansa nas florestas da Ardènne...
Perguntas instigantes:: A punição a Hamilton foi justa?
10 comentários:
http://br.youtube.com/watch?v=70rXr2Mkq_M
pelo que vi desse vídeo, em momento algum eu vi o Hamilton desacelerar, dá pra ouvir pelo giro do motor que continua uniforme. Sinto muito para os fãs do Hamilton, aliás se fosse o contrário o Massa que tivesse feito essa ultrapassagem, todos que estão apoiando o Hamilton, estariam atacando o Massa. Abraço.
Pra mim foi justa sim. Agora, seria MUITO mais justa se o Raikkonen tivesse levado os 10 pontos.nao dá pra negar que o Massa ontem, deu uma de Kovalainen,né?!
bjs
A punição foi justa,Hamilton foi bem malandro nessas,o benefiado tinha que ser o Raikkonen,mas ele bateu ,sobrou pro Massa...
E sobre a Williams,ela est´amal mas não morre não Tio Frank é persistente,e já deve estar preparando o carro de 2009...
Oi,vi você no Blog da Pricila.
Também sou de brasília. XD
Ah... E sobre a pergunta! Justo é pouco! Pra mim além dos 25 segundos o Hamilton tinha que tomar um "pedala-Robinho"!
Excelente post! São as mulheres que mais entendem de corridas que eu já vi.
Estou "armando" um debate sobre a punição lá no Grid GP. Se quiserem passar por lá, será um prazer!
Abraços às duas! A página está muito boa, bem analítica.
Fábio
Perfeito, desde o titulo até a pergunta final...
E respondendo: Foi justissima, e não pelo Massa, mas pelo espetaculo até...
Meninas,
Boa análise!!
Voces esqueceram do premio : Tapetao!!!
Abraco!!
ps. Vou continuar melhorarando meu Blog para poder fazer parte do seleto grupo de recomendados de voces!!!
meninas.. qual a opinião de vcs sobre a saida de Jarno Trulli? achei espectacular
Foi justa sim.
A câmera on board que o Fabrício postou é a prova. Ao cortar a curva, Lewis tem condições de tracionar melhor que Raikkonen, e cede a posição ao inglês administrando com o acelerador, que não tem aceleração plena, porém faz uma aceleração progressiva para não perder contato com o finlandês. Assim, ele chega junto na curva 1 e jogo por dentro. Se tivesse contornado a Bus Stop da maneira correta, provavelmente não conseguiria andar tão perto para concluir a ultrapassagem na La Source. Ele se beneficiou sim...
Olá pessoal! Obrigada pelos comentários!!
Fabrício: seu vídeo não deixa dúvida... O Hamilton não tirou o pé!
Guard Rail: pois é Priscilla, chegou a vez do Massa ter seu dia de Kovalainen! A disputa Raikkonen e Hamilton foi bonita, mas foi uma pena o finlandês ter batido no final...
Marcos Antônio: acho que todos esperam que a Williams volte aos seus dias de glória... faz muita falta para F1 uma Williams forte e competitiva!
Wallacy: Olá Wallacy! Que bom que vc é nosso conterrâneo! Olha, a punição do pedala bem que poderia ser aplicável! VAmos mandar um e-mail para a FIA?
Fábio (Grid GP): Ótima idéia do debate, afinal, quando esses fatos polêmicos acontecem, é prato cheio para discussões e os blogs pegam fogo!! Acho que gostamos mesmo é de ver o circo pegar fogo, e com o palhaço dentro, de preferência!
Groo: Obrigada Groo! Bom, foram 3 voltas que valeram por uma corrida inteira!! Bendita chuvinha!!!
Giglio: Pois é, é chato ver a corrida ser decidida no Tapetão... mas esta foi uma decisão necessária! Pelo menos, colocou mais pimenta no campeonato! Ah, desculpe nosso deslize! Vc está adicionadíssimo!
F1 alc: Marcelo, essa rodada do Trulli foi fenomenal! O Roda Bahiana vai pra ele com certeza!!!
Felipe: Falou tudo! Nem precisa adicionar nada!
Postar um comentário