




- Célula de sobrevivência: estrutura contínua e fechada que contendo o cockpit e o tanque de combustível. Fabricada em fibra de carbono e alumínio, tem uma estrutura dianteira de absorção de impactos que suporta batidas frontais de até 20 toneladas.
- HANS e assento do piloto: O HANS é o suporte que impede movimentos bruscos da cabeça do piloto em fortes impactos. Além dele, os corredores contam com um assento totalmente projetado para facilitar as situações de resgate, com receptáculos que permitem receber cintos e dispositivos de estabilização de cabeça usados pelas equipes de socorro.

- Altura do habitáculo: este ano uma nova regra estabeleceu que a altura da lateral do habitáculo seria maior para proteção da cabeça do piloto. Certamente, ela contribuiu para apoiar melhor a barreira de pneus e aliviar a carga do pescoço de Kovalainen enquanto o resgate não chegava.
7 - O que sobrou

8 - Consequências
Com a energia do impacto, Hekki ficou momentâneamente inconsciente. Entretanto, durante o socorro já havia recobrado a consciência. No hospital passou por exames de tomografia e ressonância para detectar fraturas e hemorragias. Foi detectada apenas uma leve concussão cerebral causada pela desaceleração. O piloto passou a noite no hospital em observação e após passar por novos exames neurológicos, foi liberado. Quem observa o acidente não imagina que ele tenha escapado apenas com uma leve dor de cabeça e um torcicolo. Aguarda recuperação para correr em 2 semanas.
9 - Conclusões
Em menos de 1 ano a F1 testemunha novamente um acidente grave e assustador em suas corridas. Entretanto, mais uma vez o piloto saiu praticamente ileso de um choque violento. O quesito segurança veicular foi o que mais se desenvolveu na F1 ultimamente. Graças aos softwares de simulação, aos testes de impacto e também à utilização de novos materiais. Mas ainda existem preocupações sobre os circuitos. Muitas pistas ainda têm pontos perigosos que não são seguros o suficiente.
Na Campsa, há necessidade urgente de corrigir a ondulação da pista e também aumentar a área de escape, para que os carros possam diminuir mais a velocidade antes de encontrar o muro. Outro ponto em discussão é a adoção dos soft walls, já populares nos circuitos ovais americanos, pois amortecem os choques com mais eficiência e segurança que as barreiras de pneus.
Vídeos
Este é o vídeo da batida de Kovalainen. Percebam a falha na roda dianteira esquerda pela câmera on board.
http://www.youtube.com/watch?v=UcNedO_BO98
Este vídeo de um torcedor mostra o que a TV não mostrou. O momento em que o carro de Kovalainen é retirado da proteção de pneus.
http://www.youtube.com/watch?v=WlXT3XFlYvk
O vídeo seguinte mostra Kovalainen saindo do hospital após a alta.