O GP de Macapá da Malásia tem sempre uma preocupação. Assim como a capital do nossso estado do Amapá, Kuala Lumpur fica próxima à Linha do Equador. O que implica em diversas coisas, como o clima tropical (alta umidade e também temperaturas escaldantes). Isso tudo resuta na popular chuva das 17 horas. Quando estive lá em Macapá fui vitima de uma delas. A chuva é intensa, quente e parece que não vai passsar nunca. E a F1 foi atingida em cheio por ela em 2009 (lembra da corrida que terminou no meio, por volta das 17 horas?) e também no treino classificatório de ontem. E todos esperavam que ela pudesse aparecer novamente hoje. Coisa que não aconteceu. Mas apesar da trégua do toró no domingo de Páscoa, os efeitos do que caiu ontem na Malásia foram suficientes para mexer no grid de largada e garantir um GP da Malásia menos letárgico que o normal (mas ainda longe do espetacular GP da Austrália do domingo passado).
Com Webber na pole position, McLarens e Ferraris fora das 15 primeiras posições e a possibilidade de chuva, foi dada a largada do GP da Malásia. Vettel não perdoou Webber e já fechou a primeira curva na liderança (para não mais sair de lá). A chuva esperada não pintou (mesmo com um verdadeiro frenesi das equipes, ainda traumatizadas com a tempestade de 2009 e o toró do sábado). Por incrível que pareça, algumas disputas de pista animaram a corrida, que sempre promete muita pasmaceira. Mas o pessoal até que deu uma colher de chá e resolveu colocar "a faca nos dentes" e partir pra cima, como Petrov da Renault e Alguersuari da Toro Rosso. Além disso, no GP da Malásia muito motor abriu o bico, como de costume, já que o calor e a umidade além do vácuo, já que tivemos mais disputas esse ano, acabam contribuindo para o fim dos motores. O lado positivo (para quem quem já estava na gelada) foi Virgin e Hispania conseguirem finalizar a corrida com Di Grassi e Bruno Senna. Vettel, Webber, Rosberg, Kubica, Sutil, Hamilton, Massa, Button, Alguersuari e Hulkenberg foram os felizes pontuadores do GP da Malásia. Massa agora é o líder do campeonato, seguido por Alonso e Vettel. Vamos às análises!!
Marretadas
- Ferrari: Depois da mancada do treino de sábado quando mandou Alonso e Massa nadarem, simplesmente não dá para acreditar em título mesmo com um bi-campeão ao volante. Domenicali fora, o quanto antes!
- Sistema de pontos: A mudança não era para favorecer os vencedores no campeonato? Pois então. Hoje temos um líder que não venceu ainda em 2010. Segundo, terceiro e quinto colocados no campeonato já venceram, mas como foram menos regulares, não estão na liderança... A FIA poderia fundamentar melhor suas mudanças...
Alonso: Morro de medo de dar marretada no Alonso, porque aí vem a próxima corrida e ele me devolve mil marretadas no meio da cabeça. Mas a mão estava coçando... Depois de uma boa corrida de recuperação ele acabou empacado atrás de Button. E foi tanto tempo no vácuo do inglês que o motor Ferrari abriu o bico, na última volta, evidentemente por falta de refrigeração. Se ele tivesse deixado o bichinho respirar um pouco, teria ganho uns pontinhos em uma corrida perdida pela Ferrari ainda no sábado.
- Fernanda: condenei meu xará antes de fazer a análise mecânica completa do problema. Esqueci que o espanhol perdeu uma das marchas ainda na metade da corrida. Daí, o motor opera em regime totalmente irregular, volta a volta, com marchas entrando em rotação inadequada. Isso, associado à refrigeração insuficiente, certamente iria acarretar em uma quebra. Para azar de Alonso, na última volta...
Pontos positivos:
- Renault: chegou de mansinho e vai acumulando pontos e fazendo boas corridas. O que é surpreendente, já que a maioria já considerava os franceses como carta fora do baralho.
- Rosberg: tem sido consistente e tem explorado ao máximo o potencial de sua Mercedes. Vem oferecendo uma boa resposta para quem esperava que ele tomaria um chocolate de Michael Schumacher.
- Vettel: não fossem os problemas mecânicos... seria líder com muitíssima folga!
- Massa: um ponto daqui, outro dali e ele é o novo líder. Prova de que de grão em grão a galinha enche o papo.
Troféu cata-tatu: Lewis Hamilton
Na Malásia tem muito tatu para catar. Afinal, as áreas de escape do circuito parecem estacionamento de hipermercado. Mas mesmo assim, o cata-tatu de hoje vai para o Lewis Hamilton. Mesmo não visitando áreas de escape malaias, o campeão de 2008 tem feito jus ao título de mala ambulante em pista. Antes, até eu defendia sua postura arrojada em ultrapassagens e defesa de posição. Mas hoje ele exagerou. Ultrapassaou Petrov e ao defender a posição mudou de linha 3 vezes evitando que o russo pegasse o vácuo. Defender linha 1 vez pode, mas três é exagero. O Hamilton tá meio azedinho esse ano, totalmente TPM no cockpit. Chama o Papai dele de novo, porque TPM só sou obrigada a aguentar a minha e a da Giselle!
Prêmio F1-V8: Red Bull
Hoje conseguiu terminar a corrida sem nenhum problema em nenhum de seus carros. O que já demonstra que a Red Bul tem começado a resolver seu único problema sério, o de confiabilidade (ou seria macumba?). Mas vamos pensar... Não fossem os problemas mecânicos enfrentados por Vettel no Bahrein e na Austrália, ele teria 100% de aproveitamento (provavelmente) e 75 pontos, fazendo todo mundo comer poeira (inclusive os 11 títulos de Schumacher, Hamilton, Button e Alonso juntos). Ontem e hoje, Webber e Vettel colocaram todo mundo na cartola e passearam hoje por Sepang. Se McLaren, Ferrari e Mercedes não fizerem algo logo, ficarão a ver navios o resto da temporada.
Perguntas instigantes: Você acredita no título do Vettel??
3 comentários:
Meninas,
Faltou a chuva para apimentar a corrida,a Red Bull de Vettel sobrou!
Analisando friamente,não fosse os problemas no carro,o jovem alemão deveria estar hj com 75 pontos,mas como o "se" não joga,o campeonato segue num bolo só!
abraço
Ah carã, Vettel é Vettel
*-*
Não sei se o caso seria de dar uma marretada no asturiano safado.
Afinal mesmo não gostando dele, e não gosto mesmo, ele fez o que se esperava, não se conformou em ficar atrás do Button.
Louvável.
Porém... Eu fiquei felizão.
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