quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Novidades 2008

Mal as equipes começaram a apresentar seus modelos para a temporada 2008 e algumas mudanças no regulamento da Fórmula 1 já dão o que falar:

1) Nova UCE:
A unidade de controle eletrônico, o cérebro do carro de Fórmula 1, agora terá um único fornecedor. O sistema desenvolvido pela McLaren Electronic Systems em conjunto com a Microsoft venceu a licitação realizada pela FIA e estará a bordo de todos os carros do grid nesta temporada.
(Depois de um ano de escândalos de espionagem envolvendo a McLaren a Ferrari não gostou nada dessa nova UCE).

2)Caixa de marchas:
Agora terá que resistir quatro corridas consecutivas. Para a Ferrari, a Shell desenvolveu um lubrificante especial, que auxiliará na durabilidade do equipamento.

3)Fim do Controle de tração
Com a despedida do melhor amigo do piloto, a categoria dá adeus a uma lista de sistemas eletrônicos de auxílio à pilotagem, que além do TC incluía também o controle de largada e engine braking. Agora, alguns pilotos que abusavam da agressividade ao pilotar terão que moderar o pé, caso contrário poderão ficar sem pneus ou acabarão fora da pista.

4)Segurança:
Com o objetivo de proteger a cabeça do piloto em caso de choques não usuais (lembrar Coulthard e Wurz no GP da Austrália - http://www.youtube.com/watch?v=9VG4rPp7E3s), as laterais do carro em torno do capacete foram aumentadas.

5)Materiais:
A FIA estabeleceu um novo limite de tipos de materiais compósitos que podem ser utilizados na estrutura do carro de F-1

6)Motores:
Por regulamento, o desenvolvimento das estruturas principais do motor estão congeladas desde 2007. Entretanto, sistemas auxiliares, entradas de ar e combustível poderão sofrer alterações.

7)Combustível:
O regulamento 2008 prevê que as equipes utilizem combustível de acordo com as normas da União Européia, com 5.75% de biocombustível adicionado à gasolina.


De todas essas restrições, as relacionadas à eletrônica são as que mais incomodaram às equipes. O fornecedor único de UCE e também a extinção do controle de tração foram um golpe duro nas principais escuderias, que alegam (COM RAZÃO!) que essas medidas representam um retrocesso tecnológico na F-1.

Esperamos que este retrocesso tecnológico se converta em corridas mais disputadas em 2008!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eita!! Tô até vendo!! Kovalainen rodará como uma baiana no carnaval este ano!!!

Anônimo disse...

é, Gi, o carnaval será prolongado esse ano.....
de fato, é um retrocesso, mas eu gosto dessa história de mais braço e menos chip na disputa!!!