segunda-feira, 7 de abril de 2008

GP do Bahrein - Massa dá a volta por cima


A expectativa em torno do GP do Bahrein era grande. Mais uma vez a categoria havia sido sacudida por escândalos, desta vez envolvendo o presidente da FIA Max Mosley. Entretanto, os assuntos extra-pista foram deixados de lado e prevaleceu a expectativa pela 3ª prova da temporada. Os primeiros treinos livres revelavam que Massa estava em forma e despontava como favorito para vencer pela segunda vez o GP do Bahrein. Entretanto, a BMW parecia querer surpreender a todos na pista de Sakhir. Vamos aos destaques:


  • A falta de aderência causada pela presença da areia na pista deu o tom nas primeiras voltas. Muita gente se atrapalhou na largada com a falta de tração, entretanto, os pilotos demonstram estar mais à vontade com a falta do controle de tração;

  • Além de Massa, Raikkonen e Kubica que chegaram ao pódio, merece destaque a lista dos que chegaram aos pontos. Heidfeld, Kovalainen, Trulli, Webber e Rosberg chegaram de 4 º a 8º. Somente Ferrari e BMW levaram seus dois pilotos aos pontos. Toyota, RBR e Williams mostraram que estão vivas no campeonato;

  • Com a dobradinha da Ferrari o campeonato de pilotos está mais embolado ainda. Raikkonen lidera com 18 pontos seguido de perto por Heidfeld da BMW. A distribuição de pontuação ainda está muito apertada com, por exemplo, 3 pilotos dividindo a 3ª colocação da tabela (Hamilton, Kovalainen e Kubica);

  • Piquet novamente não completou a corrida. E outra vez foi vítma do câmbio. Pelo menos, andou perto de Alonso nos treinos livres e tem demonstrado que está aprendendo mesmo com todos os problemas de seu carro;

  • Barichello mais uma vez não chegou aos pontos, mas pelo menos completou a corrida. Agora fica a expectativa da fase européia, para a qual a Honda e Ross Brown prometem melhorias em relação aos carros das primeiras corridas.

Pontos positivos:


  • Robert Kubica: no sábado Robert foi perfeito. Tirou da manga uma volta incrível e levou para casa sua primeira pole position. No domingo, atrapalhou-se um pouco durante a largada e acabou perdendo posições para Massa e Raikkonen. Entretanto, chegou ao seu segundo pódio consecutivo, mostrando todo seu talento e colocando seu nome entre os principais pilotos desta temporada.

  • BMW: Esta talvez seja a maior surpresa da temporada. Ninguém esperava que uma BMW tímida nos testes de inverno pudesse demonstrar tamanha superioridade nas corridas. Tem conseguido incomodar (e muito) Ferrari e McLaren e não é a toa que é a líder do campeonato.

  • Ferrari: os testes pré-temporada realizados na pista barenita mostraram seu valor. Massa e Raikkonen deitaram e rolaram na corrida, dominando-a com facilidade do início ao fim. Deu até para poupar os motores para a próxima etapa.
  • Bridgestone: Muita gente elogiou os pneus levados pela Bridgestone para o Barhein. Os pilotos disseram que eles funcionaram muito bem, mesmo com a areia presente na pista;


Marretadas:

  • Renault: É visível a decadência da Renault. Todos esperavam que Alonso pudesse dar trabalho nesta temporada, entretanto o R-28 que ele pilota tem feito o bi-campeão do mundo arrastar-se durante as corridas. Já Piquet Jr tem sofrido constantemente com intermináveis problemas no câmbio. Para a Espanha, a Renault precisará de um milagre aerodinâmico e também um milagre de Santo Expedito se quiser voltar a figurar entre as 4 grandes equipes.
  • Comissários de pista: Os incidentes Coulthard x Button e Hamilton x Alonso foram de certa forma importantes e os ficais que controlam tudo na pista nem se deram ao trabalho de avaliá-los. Fizeram vistas grossas e pronto. Será que isso ocorreu porque os supostos autores dos incidentes são britânicos? Se fosse o Barrichello envolvido em uma dessas situações certamente levaria uma bandeira preta.
  • Transmissão da TV Globo: Passei o domingo quase todo achando que o incidente de Hamilton havia sido com Piquet, já que isto foi repetido na TV várias vezes. Não sei porque ainda acredito neles...


Informação importante: Devido às condições geográficas e ambientais, o troféu cata-tatu não será dado nesta etapa, já que o bichinho não vive em desertos e terrenos arenosos. Em compensação, este prêmio será substituído pelo Troféu Cata-camelo, já que este animal é mais comum em terras do Oriente.


Troféu cata-camelo: Lewis Hamilton

O Lewis pisou na jaca. Aliás, nem a jaca ele acertou, pisou no Alonso mesmo. Ainda na 6ª feira o inglês deu uma catada de camelo fenomenal no treino livre. No domingo, atrapalhou-se na largada, perdeu posições e quando enxergou Alonso, desabou para cima do espanhol. Depois passou a corrida inteira com carro avariado ultrapassando e sendo ultrapassado no pelotão da galera que corre "pelada de F1". Pelo menos, depois de tudo isso, assumiu a culpa toda e prometeu melhorar na Espanha.


Troféu F1-V8: Felipe Massa

O brasileiro precisava mais do que ninguém desta vitória. Já estava sendo motivo de chacota da imprensa italiana e alguns nomes começaram a aparecer como candidatos para substiuií-lo na Ferrari. Massa foi bem durante todo o fim de semana, colocou a cabeça no lugar e fez uma corrida com atenção e cuidado, ingredientes que lhe faltaram nas etapas anteriores. Agora, precisa manter os bons resultados se quiser exorcizar de vez o fantasma da demissão.

Perguntas instigantes:

Hamilton está finalmente começando a sentir a pressão de estar em um time de ponta na F1?



11 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Não acho que ele esteja sentindo a pressão é apenas o inicio da temporada.
Agora vamos esperar para ver se o Massa mantém o bom rendimento e entre na briga pelo título.

Leandro Montianele

Renato Bellote disse...

Pois é.
O Hamilton veio com tudo no ano passado. Mas agora parece que diminuiu o ritmo.
Belo blog.

abs

Unknown disse...

eu já estava pensando depois da corrida: onde é que a mulherada vai achar un tatú nas arabias?

agora que li este blog e o de loucos por F1, reconhecí do bom desempenho da Toyota. ESA ERA A GRANDE PREGUNTA: quem é a quarta força?


felipe massa teve uma vitória, mais vai continuar presionado

abraços

luis marcelo iriarte

F1 NA GERAL disse...

Hamilton não deu chances a ninguém no troféu cata camelo, largou mal e atropelou o Alonso. Mercido. Agora é aguardar o GP da Espanha.

Felipe Maciel disse...

O mais imprecionante foi o Massa largar da parte suja e pular na frente. Grande largada!

Anônimo disse...

Eu não digo que seja só a pressão que esta atrazando o Lewis... Mas vamos dizer que o carro da mclaren é tão novo pra ele quanto o fato de andar sem o controle de tração.
E olha eu to cuidando de conter o ufanismo em torno do Massa. Ano passado foi igual e deu no que deu. Deu Kimi...

Blog F1 Grand Prix disse...

Vitória tranqüila e justa para o Massa! Mas ainda acho difícil ele manter o ritmo até o final do ano...

E essa pergunta que encerra o post é aquela que a McLaren deve estar se fazendo o tempo inteiro. Será que o Hamilton afinou??

Grande abraço!

Gustavo Coelho

F1 Trulli disse...

tb concordo,
se a TV mostrasse, ñ só Trulli + as disputas do pelotão intermediário, ficaria + interessante msm d assistir (+ muitas vezes ficam mostrando o líder q ta a 20s d vantagem, enquanto tão tendo várias disputas + atrás),

Massa, era o q ele precisava, + tem q manter o nível...
e Hamilton, teve o Gp pra ser esquecido (ainda acho q foi td pq ele ficou desesperado d ver Alonso na frente dele) hauhauah

abraço

Ciro

Adalberto disse...

O início de temporada dele é o inverso do que ele mostrou o ano passado (quase) todo.

Da penúltima corrida de 2007 pra cá, é um piloto mediano, nada mais...

Octeto Racing Team disse...

Adorei a explicação pela ausência do prêmio cata-tatu!!!!
hehehehehe...


Bjinhoss p/ vcs!!!

Tati

Anônimo disse...

Olá amigo, tenho 2 ingressos VIP - TOYOTA para o setor T, treino oficial - sábado - localizado na subida da junção com visão de 75% do autodromo,, com todo o conforto e direito a visitas e fotos no box com os pilotos, vendo por 600 cada ou bom desconto para os 2, acompanha camisetas polo e bones, capas de chuva, protetores auriculares
11-99828813
obrigado!