domingo, 8 de março de 2009

Girls & Cars

Quando se fala de carros e garotas logo se pensa naquelas meninas seminuas segurando guarda sol ou nas beldades acompanhando os pilotos nas pistas e fora delas. E só. Desde muito tempo este é o papel feminino nas pistas. E é por isso que quando uma garota começa a demonstrar interesse por automobilismo, o espanto é geral. Mas os tempos estão mudados e nós, mulheres, começamos a almejar papéis mais dignos e decisivos no mundo das pistas.
Neste dia Internacional da Mulher, vamos fazer uma homenagem a todas as garotas que gostam de automobilismo. Ainda me lembro bem dos tempos de Senna, Prost e Piquet, em que eu já assistia à Fórmula 1 na televisão e brincava de bonecas ao mesmo tempo. A paixão pelos carros, pelas corridas e seus ídolos foi tanta que influenciou diretamente na escolha da minha profissão: estudei Engenharia Mecânica. Durante todos esses anos como fã incondicional do que acontecia nas pistas fui testemunha de momentos decisivos, emocionantes, tristes, felizes, inacreditáveis. Realizei o grande sonho de ver a F1 de pertinho, depois de passar anos economizando o dinheiro da viagem e dos ingressos. Já foram 4 retornos a Interlagos e espero, ocorrerão muitos outros.
Confesso que há um orgulho pessoal, quando vejo que entendo mais de carros de corrida que a maioria dos homens que conheço. Também é engraçado ver a cara de espanto dos mecânicos por aí afora quando veem que compreendo mais de carros que muitos deles. E quando visito os bastidores de alguma categoria nacional e as pessoas percebem que há uma certa intimidade entre as máquinas e eu.
Mas também tem um lado chato nisso tudo... Participar, gostar, querer fazer parte de um meio tradicionalmente machista não é nada fácil. A gente ouve muita piada, andar em arquibancada de autódromo desacompanhada ainda é uma experiência isólita e esperar que alguém te contrate para uma carreira técnica no automobilismo nacional ainda é um milagre e um sonho distante. Fora as pessoas de mente retrógrada, que ainda consideram que mulher que gosta de carro ou é interesseira ou não é mulher de verdade.
Mas no meio de tantas dificuldades, a blogosfera me proporcionou um grande comforto. Quando vi a quantidade de blogs comandados por mulheres, escrevendo com toda a desenvoltura sobre Fórmula 1 e outras categorias, senti um grande consolo! Já não estava só! Fora a confiança de que, muito em breve, poderemos virar o jogo em relação ao nosso papel no mundo das pistas. Este é um grande passo para que tenhamos pilotas, engenheiras, mecânicas, empresárias, jornalistas, formadoras de opinião e muitas fãs nos autódromos mundo afora. E que finalmente poderemos abandonar o papel de coadjuvantes nas pistas e escrever a nossa história no automobilismo.

6 comentários:

Virgínia Soares disse...

Olá meninas, achei o blog por acaso.....procurando ingressos para interlagos, tal foi minha surpresa quando me dei conta que os ingressos a preços acessiveis já foram vendidos...vcs tem alguma idéia de como comprar ainda os ingressos por um preço honesto?

virginiams@gmail.com

Ron Groo disse...

Que este dia chegue logo, e que vocês do F1V8 estejam na vanguarda do movimento.
Capacidade já provaram que tem.
Feliz dia internacional das Mulheres.
Atrasado mas sincero.

Anônimo disse...

Falou e disse, eu adoro o blog de vcs e como disse a Groo, agora que to com internet decente em casa (FINALMENTE) vou poder acessar com frquencia. Bjs desta que passou por isso mesmo, inclusive a escolha da profissao (sou jornalista) mas que nao teve o prazer de trablhar profissionalmente com a utomobilismo. Paciencia, o blog ajuda a minimizar os efeitos disso não é?

GiglioF1 disse...

Meninas,

Desculpem aqui os mortais..!!!
Voces tem razao , e feliz dias das mulheres..que alias deveria ser todos os dias!!!!!!!!!!!!
Aparece lá nos pobres que ha uma enquete que voce tem de responder!!

abraco!!

Unknown disse...

Boa tarde

Excelente o Blog, simplesmente ADOREI. Realmente nosso mundo é muito machista, e os homens não sabem dar o devido valor e respeito, a mulheres inteligentes como vocês. Encontrei o Blog de vocês por acaso, pesquisando sobre o tão misterioso KERS. Sou fã a quase duas décadas de F1 e já vi muitas mudanças. Fico muito feliz em poder ler informações claras e precisas, sobre esse esporte que é sem dúvida fascinante. Vocês estão de Parabéns!!!

Beijos.

Octeto Racing Team disse...

Mega-atrasada, mas o que vale é dizer que adoro o blog de vocês. E se forem a Interlagos este ano, nos encontraremos de novo né?

bjs, Ludy