segunda-feira, 19 de abril de 2010

GP da China: A F1 tem um novo líder!

Todos já esperavam uma corrida bem monótona na China. Aquela pista larga, com grandes áreas de escape, perfeita para um carrossel de carros de F1. Porém, mais uma vez, fomos surpreendidos! Ultrapassagens, vários pit stops, disputas acirradíssimas, tudo temperado com uma chuva que ía e vinha, obrigando os pilotos a fazerem vários pit stops.
E o imprevisto começou logo na largada. Todo mundo alinhado no grid, olhando para cima e se perguntando chove ou não chove? E agora José, com que pneu eu largo? Todo mundo optou por usar os slicks e guardar os intermediários para o caso da chuva apertar. O que não demorou muito, pois logo nas primeiras voltas a chuva apareceu e todo mundo migrou para os pits. Mas antes disso, a primeira polêmica do dia. Alonso queimou ou não a largada? Até que no início deu uma certa dúvida, afinal, Vettel dormiu mesmo no sinal vermelho... Mas só se o Fernandão tivesse um tempo de reação descomunal para largar daquele jeito... acabou levando um drive through. 
A partir daí foi um show de ultrapassagens e não só nas posições finais não!! O pelotão da frente também se mexia muito, obviamente que essa movimentação toda ocorreu principalente pelo troca troca de pneus por causa da chuva que ia e vinha o tempo todo. Mas mesmo assim, o pessoal colocou a faca nos dentes. Nada desse negócio de pensar em garantir pontos, não rachar curva, ajudar o companheiro de equipe. Até gente se pegando na porta dos pits e lá dentro também... mais sangue no olho impossível, Graças a Deus!

Mas no final acabou dando McLaren, com Button e Hamilton nas duas primeiras colocações. Agora, o campeão de 2009 é o líder da temporada. Rosberg demonstrou que a Mercedes está chegando devagarinho, mas está pronta para o bote. Com o 3º lugar de hoje, o alemão, além de dar uma rasteira no todopoderoso Schumacher, já é o vice-lider do mundial, ultrapassando Massa, Vettel e outros que estavam na frente até a semana passada. Em 2010, não dá para bobear! Um tropeço e todo mundo te passa na classificação!

créditos: gpupdate.net
Pontos positivos
  • Nico Rosberg: demonstra que não tem mesmo medo de Michael Schumacher, tendo superado o heptacampeão sistematicamente desde a primeira corrida. Hoje, pilotou de forma consistente e começa a demosntrar que a Mercedes poderá vencer corridas;
  • Lewis Hamilton: Esse desvairio do Hamilton nas corridas tem sido muito interessante... Mas na China ele esteve menos azedo e continuou arrojado. Resultado? Envolveu-se em menos confusões e travou belos duelos, o melhor contra M. Schumacher. Tem sido bom vê-lo pilotar este ano.
  • Buraco da McLaren: Não é que ele faz efeito mesmo?
  • Vitaly Petrov : primeiros pontos da Rússia na F1! Parabéns para ele!
Marretadas
  • Asfalto: Na sexta feira muitos pilotos reclamaram da pista. Haviam muitos bumps e a aderência era mínima. Esperávamos mais cuidado com a pista! Se fosse no Brasil brasileiro, ai ai ai.
  • M Schumacher: tem amargado resultados inexpressivos e é evidente sua insatisfação. Será que o retorno foi uma boa idéia?
  • Ferrari: Um motor estourado na 6ª, carros bem mais ou menos hoje. McLaren, Red Bull e Mercedes estão na cola! A escuderia que se cuide, porque perdeu a liderança do mundial e corre risco de ficar para trás no campeonato mesmo tendo grandes pilotos (que começam a se desentender!).
Troféu Roda-baiana: Liuzzi
Rodou sozinho na largada e causou um acidente bem perigoso. Levou uma galera com ele, entre eles o pobre do Buemi, que já tinha sofrido um acidente espetacular na 6ª! Hoje o troféu é pra você Vittantonio!

Prêmio F1-V8: Jenson Button
Assim como na Austrália, venceu o GP da China seguindo uma estratégia arrojada. Além disso, pilotou com eficiência e precisão, mas dessa vez não conseguiu controlar tão bem o desgaste dos pneus, que o fizeram passar um certo sufoco nas voltas finais. Por incrível que pareça, Button tem conseguido fazer em 2010 atuações bem mais brilhantes que ano passado, quando foi campeão com um carro muito superior ao de seus concorrentes. 

Perguntas instigantes: Tecnicamente qual carro é melhor? McLaren ou Red Bull?

3 comentários:

Ron Groo disse...

A chuva realmente conseguiu afastar nosso sono (4 da matina ninguém merece!) e fazer da prova no tilkódromo chinês uma coisa assaz aceitável.

E quanto a liderança de Button... Bem tá certo que ele venceu duas provas, mas em circunstâncias especiais onde por em pratica sua unica piada. A de trocar ou não pneus quando todos os fazem ou não.

E respondendo a pergunta. A Red Bull é melhor, mas a dupla de pilotos da maclata é melhor por enquanto.
Quando Vettel amadurecer a briga com Hamilton vai ser das boas...

GiglioF1 disse...

Poxa!!!!!...pra voces o tema dos pits Lewis /Vettel....e principalmente Massa/Alonso foi normal???
To chocado meninas!!!!
Bjs!!!

Blog F1-V8 disse...

Ah, assim, Giglio... normal não foi, mas espantou o sono!! Qto mais faca nos dentes, melhor! Eles ganham milhões para isso! hehehe