domingo, 27 de junho de 2010

GP da Europa: Procissão Valenciana

crédito: GettyImages

Está certo que McLaren e Red Bull são as favoritas para o título e que definitivamente tem os melhores carros. E em um circuito sem pontos de ultrapassagem, já esperava-se que o vencedor saisse entre os 4 pilotos, mesmo com o bom rendimento de Alonso e sua Ferrari nos treinos livres. Mas no sábado, não houveram surpresas. Vettel garantiu a pole, à frrente de seu companheiro de equipe, Webber.
A procissão corrida, começou sem grnades incidentes, o fato mais importante foi a perda vertiginosa de posições de Mark Webber, que pagou por escolher o lado de fora da pista para ganhar posições. Enquanto isso, Vettel assumia folgadamente a liderança, seguido por Hamilton, mas logo o alemão abriu vantagem e a manteve até o fim. Verdadeiramente, o único fato que deu uma mexida nas posições foi o acidente escabroso de Webber com Kovalainen, que ainda bem, foi muito mais assustador que grave (assista ao acidente aqui). Com isso,  Safety Car entrou na pista e muita gente aproveitou para ir aos pits e minimizar a perda de tempo nas trocas de pneus. O que acabou virando um tiro no pé... afinal, agora nada menos que 8 carros estão sob investigação e uma decisão da FIA pode mudar e muito o resultado final da corrida... Pelo menos, a vitória de Vettel está garantida. Hamilton e Button completaram o pódio. Com o resultado das 9 punições (Button, Barrichello,  Kubica, Sutil, Buemi, de la Rosa, Petrov e Liuzzi), Alonso herdou o lugar de Buemi e ficou na 8ª coolocação e Rosberg herdou as posições de de la Rosa e Petrov e abocanhou o 10º lugar. Mesmo depois da vitória de Vettel, Hamilton continua lidedrando o Mundial de Pilotos, 6 pontos à frente de Button. Vettel pulou de 5º para a 3ª posição, com 115 pontos. Agora, os destaques!

Pontos fortes
  • Ex-pilotos fiscais: Louvável atitude da FIA em colocar ex-pilotos como auxiliares diretos do Charles Whiting. Nada como a visão de quem já esteve lá dentro, para uma análise mais justas dos quiproquos que acontecem em pista... só é ruim para o Schumacher, que já teve 2 arquiinimigos como fiscais!
  • Williams e Barrichello: O 4º lugar foi apenas o final de um bom fim de semana para a Williams. Ontem, tanto Barrichello quanto Hulkenberg passaram para o Q3 e largaram em boas posições. Não fosse o superaquecimento no carro do alemão, os dois carros teriam terminado bem. E Barrichello quase foi para o pódio (se Button for punido, ele herda a 3ª posição).
  • Sutil: mostrou vários lances de habilidade e dá um banho em Liuzzi, seu companheiro de equipe. Já está merecendo um carro de ponta, para vermos se esse talento todo sobrevive ao peso de uma grande equipe.
  • Vettel: venceu de ponta a ponta e nem apareceu! Dizem que corrida boa pra piloto é assim. Ele nem aparece nas imagens!
Marretadas
  • Circuito: tá, o circuito é muito lindo e eu fico morrendo de inveja das barangas flácidas vestidas em biquinis horrorosos que assistem à corrida tomando Red Bull naquela piscina... Mas não ter ponto de ultrapassagem é um convite para a procissão de luxo, sem ultrapassagem, sem emoção... Saudades de Nurburgring (que agora reveza o GP da Alemanha com Hockenheim).
  • 107%: Já está na hora de termos essa conversa... Passou da hora de implementar a regra dos 107% na F1. Sei que pode  prejucar diretamente 2 brasileiros, mas em um circuito apertado e sem pontos de ultrapassagem como Valência, os carros mais lentos são verdadeiras chincanes ambulantes e oferecem perigo aos carros com performance melhor. Infelizmente Hispania, Lotus e Virgin não tem condições técnicas de estar na F1 hoje.
  • Quiproquo:  Hamilton adiantou-se ao Safety Car... Alonso viu... Ferrari reclamou, Hamilton ganhou drive-through... cumpriu mas ainda voltou em 2º... Chororô de Alonso. Picaretagem de Hamilton... Ainda tenho que consultar meu regulamento. Mas mal entendidos sempre são ruins, pois colocam em xeque a credibilidade dos fiscais e da FIA em relação aos resultados.
Prêmio F1-V8: Kobayashi
Honrando o nome dos pilotos japoneses da F1. Kobayashi é disparado o melhor piloto nipônico na categoria. Ganhou muitas posições aproveitando-se da entrada do Safety Car. Passou mais de 40 voltas com penus duros, sem patinar, reclamar ou perder rendimento segurando a 3ª posição. No final, após a troca de pneus, voltou em 9º mas ainda teve fôlego para virar o Jiraya e passar Alonso e Buemi na última volta! Merece nossa atenção e mais que isso, nosso respeito! Melhor piloto do domingo, sem dúvida!


Perguntas Instigantes: De quem foi a culpa? Webber ou Kovalainen?

2 comentários:

Marcelonso disse...

Meninas,

Eta corridinha ruim,não queria nem lembrar,mas ainda tem Cingapura,Hungria e Abu Dahbi pela frente,que salvo chuva,serão neste naipe!
Quanto ao acidente a burrice foi do Webber,bastava não ter feito caca na largada que não estaria lá no fundo!Depois não teve equilibrio...,ou seja voltou a normalidade.

abraço

Ron Groo disse...

Ok, eu também acho louvável a FIA por ex-pilotos como fiscais, mas... Quem diabos deu esta atribuição ao chorão dedo duro espanhol?

Não sei se a culpa cabe aos dois, mas que Webber foi afoito... isto foi.