terça-feira, 27 de julho de 2010

O funcionário do mês

Dedico este post a quem a carapuça servir...

Quem vive o mundo do trabalho já topou com essa figura algum dia. O tal funcionário do mês. Desde o nascimento das novas formas de administrar pessoal e o advento das teorias de eficiência no local de trabalho e "premiações" para os bons funcionários essa figurinha tem se tornado mais e mais comum. 
O bom funcionário nunca chega atrasado, pelo contrário, chega meia hora antes de todo mundo, antes mesmo do pessoal da limpeza. Claro, em tempo hábil de encher o copo do chefe com água fresquinha! Quando você chegar, cinco minutos depois do horário porque ficou preso na fila pra bater o ponto, o funcionário do mês é o primeiro a dizer bem alto: "Boa tarde, fulano! Você quase perdeu o almoço!". 
O funcionário do mês está sempre com as tarefas em dia! Cumpre todos os seus afazeres e se você não tomar cuidado, vai cumprir as suas atribuições também. E depois disso, ainda vai fazer a maior propaganda para o chefe, mostrando resultados que poderiam muito bem ser seus!
O funcionário do mês sempre quer ter razão. Enche a boca para falar bem da empresa, defender o presidente, o supervisor, o coordenador, o chefe e quem mais estiver acima dele. E também enche a boca para falar mal ou ridicularizar quem está abaixo dele hierarquicamente. Não confie no funcionário do mês. Qualquer palavra dita fora de hora pode se virar contra você. Tudo pelo bem do time!
E falta o principal, o funcionário padrão sempre está lá, pronto para ajudar! Prestatividade é o nome dele! Ele tira dúvidas, ele preenche relatórios, ele faz as tarefas que ninguém quer fazer, ele fica depois do horário sem cobrar a hora-extra, ele trabalha no feriado sem reclamar, ele reserva hotel para os outros nas viagens coorporativas, ele nunca reclama de nada, tudo está sempre ótimo e ele está sempre se sacrificando pelo bem da empresa, pelo bem de todos! Um verdadeiro herói!.
Mas o principal pecado do funcionário do mês é não olhar para os lados. Sempre haverá alguém que com menos esforço e chateação irá fazer as tarefas com mais eficiência que ele, vai ter idéias mais brilhantes que as dele e vai ser mais respeitado pelos companheiros de trabalho. O funcionário do mês raramente vai ser o líder, a cabeça pensante, a pessoa que decide, a cara da empresa. Seus sacrifícios não serão observados pela presidência e também não lhe trarão nenhuma espécie de retorno (além de meia dúzia de tapinhas nas costas). 
Enfim, o funcionário do mês não passa de um babaca, com pouquíssima personalidade, que tem seus arroubos de prestatividade com o intuito de um dia, quem sabe, chegar lá, devido sua competência (excessiva), sua pró-atividade (excessiva), sua dedicação (excessiva). 
O funcionário do mês nunca vai chegar em lugar algum. 
Por favor, pelo bem de sua carreira, não seja funcionário do mês NUNCA! 

2 comentários:

Ron Groo disse...

Eu vi uma charge em que o Alonso segurava uma faixa escrito assim: "E ele ainda me deu um macaco, Stalone!"

Tita Carol disse...

Olá amigas! Temos um selinho pra vocês no blog! Depois deem uma passadinha lá! Bjokas!
voudeblush.blogspot.com