Crédito: www.gpupdate.com
Em uma semana tudo pode mudar na Fórmula 1. E olha que estamos falando de Hungaroring, onde as corridas são decididas praticamente no sábado, tendo em vista as enormes dificuldades de ultrapassagem em um circuito tão travado. Por isso mesmo muitos esperavam uma corrida cômoda para Sebastian Vettel, que voou na classificação e garantiu sua pole position. Também poderia-se esperar que a Ferrari, agora que parece ter encontrado o caminho das pedras no acerto do carro, iria ficar quietinha e tentar fazer o mundo automobilístico esquecer a marmelada do GP da Alemanha no domingo anterior. Naquela corrida, foi novamente explicitado na F1 que manda quem pode, obedece quem tem juízo e ganha quem é o primeiro piloto. Mas o desenrolar das coisas na Hungria parece sinalizar que nem tudo seria dessa forma.
Logo na largada, Vettel tratou logo de pular na ponta e mostar que pode fazer boas largadas, diferentemente da Alemanha, quando claramente morreu de medo de Alonso, tentou fechá-lo e acabou chupando o dedo com a 3ª posição. Pulou logo na frente e quando menos se esperava, já estava 10 s à frente de Alonso. Webber, se atrapalhou na largada e permaneceu na 3ª posição, seguido por Felipe Massa. Mas o grande protagonista da primeira parte da corrida, aquele que nos salvou de uma procissão de carro de F1 na Hungria, entrou em cena na volta 15 por causa (supostamente) de um pedaço de carenagem que estava na pista, que sinceramente, ninguém sabe de onde saiu. Sendo plantada na pista ou não, a verdade é que esse Safety Car mudou a história do GP. A maioria dos pilotos correu para os boxes, enquanto Mark Webber permaneceu em pista e acabou assumindo a liderança. Uma outra bagunça nos pits acabou fazendo com que o Safety Car voltasse para a pista. Nos pits, Kubica e Sutil se encontraram e Rosberg teve uma roda mal fixada, que acabou voando. Obviamente, essa situação não foi "plantada " como a anterior, mas também ajudou a escrever a história de um GP menos enfadonho. Após a saída do Safety Car, Vettel acabou sendo punido, por fazer os famigerados break tests (lembre-se de Hamilton, 2008) e acabou tendo que cumprir um drive through. Aproveitando a oportunidade, Mark Webber chinelou e mandou ver nas voltas seguintes, tudo para ir fazer a troca de pneus e voltar ainda em primeiro (sem o risco de voltar à frente de Vettel e correr o risco de escutar pelo rádio "Mark, Sebastian is FASTER THAN YOU). Enfim, o australiano fez o que pode, foi para os pits e voltou primeiríssimo, sem dar chance pro azar ou para o chefe da Red Bull. Webber venceu e garantiu a liderança da Red Bull no mundial de construtores, e também a sua retomada de liderança do capeonato dos pilotos, fazendo o papel de melhor segundo piloto dos últimos tempos. No pódio dava para perceber o realizado Webber em contraste com o enciumado Vettel que, apesar de ser o queridinho da Red Bull, vê o crescimento do australiano no campeonato e a possibilidade de ELE mesmo virar o 2º piloto de Webber. Mas ontem o australiano fez algo importantíssimo para a sua carreira. Fez voltas irrepreensíveis e mostrou que tem braço o suficiente para ser o grande nome de 2010. Ganhou respeito. Coisa que um 2º piloto que assume esta carapuça não tem. RESPEITO.
Respeito que Barrichello levou 8 anos para recuperar. Não que em sua jornada Ferrarista pudesse bater o todo poderoso Schumacher. Mas Barrichello foi cordato demais. Aceitou demais o jogo de equipe. Acatou demais às ordens da Ferrari. Cedeu demais para Michael Schumacher. Por isso não foi respeitado. E demorou muito tempo para recuperar a própria imagem. Ontem, a espremida que tomou de Schumacher esclarece muito as coisas. Foi uma manobra típica de quem não respeita o outro. E é difícil pensar que Schmacher fizesse o mesmo com qualquer outro piloto do grid, ele o fez com Barrichello porque não o respeita como piloto nem nunca o respeitou. Tomou a ultrapassagem e de quebra uma punição. Bem feito para ele, mas Barrichello não tem muito o que comemorar além da manobra bem feita. Sua integridade como piloto já foi muito maculada para que ele recupere o crédito aos 45 minutos do segundo tempo. O estrago em sua imagem já foi feito e mesmo mostrando qualidade em seu fim de carreira, dificilmente será reparado.
Recado mandado para Felipe Massa, ainda dá tempo de recuperar sua imagem, porém ele já começa a vestir publicamente a carapuça de segundão.
Recado recebido por Mark Webbber, que rejeitya a todo custo a carapuça de capacho e tenta com unhas e dentes lutar para que o campeonato tenha a sua cara e não a de Vettel ou Hamilton.
Pontos fortes:
- Ferrari: Voltou para o jogo. Tirando o papinho de jogo de equipe parece ter encontrado o caminho das pedras no acerto do carro e já começa a mostrar recuperação. Massa e Alonso já estão dizendo adeus ao pelotão do meião que vinham frequentando desde o início da temporada.
- Pedaço solto na pista: Providencialmente plantado ou colocado no meio do circuito permitiu que a corrida não fosse uma procissão de luxo; Só faltou a FIA arranjar uma chuvinha;
Marretadas:
- Mercedes: Esquecer de prender a roda é um crime, não um erro. Vamos lá, é só um parafuso prisioneiro! Se fosse meu golzinho, seriam 5! Qual a dificuldade?
- Vettel: Cansei do papinho imaturidade! Tudo que Vettel faz é fruto de imaturidade? No no no, ele erra, como qualquer ser humano. Não por ser novo, mas por ter errado. Vai jogar o campeonato pela janela não pela pouca idade, mas pelos próprios erros. É o modus operandi dele e a lição que terá que aprender para ser campeão.
Troféu cata tatu: Michael Schumacher
Parece coisa de reencarnação. Foi para a glória, com 7 títulos, mas ainda haviam algu
ns pecados a pagar. Então voltou na forma de piloto comum, em uma equipe com jeitão de grande mas que é média. Pronto, começou o cumprimento do carma da vida passada. Apanha do Nico, sofre com o carro e é ultrapassado por todo mundo. Até pelo Rubinho. Vida tirana!
Prêmio F1-V8: Mark Webber
Largou que nem uma pata choca e parecia sinalizar que vestiria a maldita carapuça do capachão. Mas reagiu, viu a oportunidade de permanecer mais na pista retardando o pit stop. Mesmo com pneus desgastados, manteve o carro na pista em um ritmo alucinante. Daí ele mesmo criou a sua vitória. Digna de um campeão e não de um capachão como a Red Bull insiste em tachá-lo!
Perguntas instigantes: "Será que a Ferrari será punida?
Será que a Red Bull vai continuar a insistir em rebaixar Webber?"
3 comentários:
Bem... A Ferrari nunca será punida e ainda mais com Fernando Alonso envolvido.
Agora eu devolvo a pergunta.
Será que na Red Bull Vettel faz poles, mas só Webber sabe vencer?
Não fala assim que o menino Vettel vai fazer birra! hahahahahhah
Mas acho que o esquema la é assim msm... Mas Mark Webber e a voz da senzala estão se dando bem por enquanto!
A liderança de Webber nessa primeira etapa é mais do que merecida. O piloto australiano venceu quatro corridas (Espanha, Mônaco, Inglaterra e Hungria), enquanto seus quatro adversários diretos venceram duas corridas cada um. Lewis Hamilton, o segundo colocado no campeonato, com 157 pontos, venceu na Turquia e no Canadá; Sebastian Vettel, o terceiro, com 151 pontos, ganhou na Malásia e em Valência; Jenson Button, quarto colocado, com 147 pontos, foi o primeiro na Austrália e na China, e Fernando Alonso, o quinto, com 141 pontos, chegou na frente no Bahrein e na Alemanha.
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