segunda-feira, 17 de março de 2008

GP da Austrália - Caça ao tatu

crédito: www.f1racing.net

O titulo poderia ser "A corrida maluca", mas ele já tem sido repetido diversas vezes e chega até a ser bem natural... Foi uma corrida malucona, doida mesmo, cheia de trapalhadas, escapadas, rodadas e bitocas no muro. Por isso, preferimos o título de "Caça ao tatu" parece mais adequado. Esse neologismo foi inventado pelo nosso papai para definir aquelas escapadelas de pista dos pilotos, que saem do asfalto, dão aquela remexida na terra e depois voltam. Se em Albert Park tivessem tatus, todos eles teriam sido retirados de suas moradias debaixo da terra pelos pilotos que passearam por lá. Vamos ver se os ecologistas australianos, que tanto condenam a realização da corrida de F1 no parque, irão lutar pelos direitos dos tatuzinhos!!!


Mas voltando ao assunto F1, essa corrida foi cheia de acontecimentos. Muito movimentada, embora preferisse que essa movimentação toda fosse devido disputas na pista, não os episódios bizarros que se sucederam pelas 58 voltas de corrida. Então, vamos aos destaques:
  • Dos 20 carros que largaram apenas 7 chegaram ao fim da corrida. Desde o GP dos EUA em 2006 não víamos tão poucos carros chegarem ao final. E olha que naquele ano ocorreu o episódio dos pneus da Michelin, que proibiu seus carros de largarem em Indianápolis;

  • O controle de tração fez falta a muita gente!! Rodadas, saídas de pista, trapalhadas em geral forçaram várias entradas do Safety Car;

  • Definitivamente não foi o dia da Ferrari: os motores de Massa e Raikkonen abriram o bico. E o motor Ferrari da STR de Bourdais deixou a promissora estréia do francês na mão. Um fim de semana, 3 quebras... os motores da Ferrari já não são mais os mesmos;

  • Coulthard quase reeditou o assombroso acidente de 2007. Mas dessa vez enrolou-se com Felipe Massa na entrada da fechadíssima curva Jones. O escocês levou a pior e ficou a pé;

  • Piquet fez uma estéia decepcionante. O câmbio o deixou na mão o fim de semana inteiro;

  • Rubens Barrichello fez uma corrida muito boa. Pena que já no finalzinho foi prejudicado por lambanças da Honda. Acabou sendo punido com a desclassificação após sair dos pits com o sinal vermelho

Destaques positivos:



  • Lewis Hamilton: venceu de ponta a ponta e não foi ameaçado por ninguém desde a largada. Já começa bem a temporada com 10 pontos de vantagem em relação a Raikkonen e Massa que sequer completaram a corrida.

  • Nick Heidfeld: apesar de quase morrer afogado com o líquido de reidratação (motorzinho de fornecimento não parava) Nick conseguiu levar sua BMW até o fim e conquistar um merecido 2º lugar.

  • A temporada promete: há um certo equilíbrio no ar. BMW, Red Bull e Williams parecem estar bem e têm potencial para conseguir bons resultados. Além dessas, a Renault na mão de Alonso deverá evoluir ao longo do ano.

Destaques negativos (MARRETADAS):



  • O circuito de Albert Park é muito bonito, desafiador e tem curvas de perder o fôlego. Mas já está na hora de ganhar uma recuchutada. O asfalto é antigo, pouco aderente e apresenta muitas ondulações. Além disso as áreas de escape, principalmente com grama, precisam de uma terraplanagem. Glock passou por cima de um "montinho artilheiro" que quase o mandou pelos ares. Um perigo só.

  • Por favor Monsieur Jean Todt. Volte imediatamente ao comando esportivo da Ferrari. O senhor faz muita falta por aqui! Esqueça esse negócio de presidir a FIA e venha nos salvar, antes que seja tarde demais! Ass: Felipe Massa e Kimi Raikkonen.

  • Senhor mecânico-chefe da Honda: Só retire o pirulito da cara do piloto após serem finalizados todos os trabalhos no carro, inclusive o de reabastecimento. Obrigada pela colaboração.

  • Heikki apertou o limitador de velocidade e abriu porta para Alonso. Felipe engatou a 1ª marcha na hora errada e foi beijar o muro. Amnésia de férias ainda é f**a. Não repitam isso!

Agora chegou a hora dos prêmios!!!! Serão 3 prêmos distribuidos pelo nosso blog. O prêmio "Roda baiana" vai para o piloto que rodar mais na pista. O prêmio "Cata-tatu" vai para o piloto que passear mais fora da pista. E o troféu F1-V8 vai para o craque da corrida. Vamos lá!


Prêmio Cata-tatu e roda baiana: Timo Glock


A decisão foi difícil, mas dessa vez ele vai excepcionalmente para o mesmo piloto, afinal ele fez por merecer. É verdade que muita gente foi parar na terra, mas a catada de tatu do Glock foi a mais chocante, com direito a decolagem e aterrisagem com rodada tripla, de dar inveja a qualquer baiana experiente que passou pela Sapucaí. O pobre calouro saiu tonto, tonto.


Troféu F1-V8: Nico Rosberg


Conseguiu uma boa posição de largada (7º) e manteve-se longe das confusões. Foi beneficiado com alguns abandonos, mas já fazia tempo que Nico merecia conquistar seu 1º pódio. E a promessa é de quem vem mais por aí. Papai Keke deve estar feliz!



Perguntas instigantes: Se tivesse chovido, quantos carros terminariam a prova?

6 comentários:

OCTETO RACING TEAM disse...

Olá meninas!!!

legal o Blog de vcs!!!

vamos trocar os links!!!!
já vou colocar o seu em nosso blogroll!!!`
É bom ter mais meninas com blog de F1 ! hehe

E sejam sempre bem vindas!!

bjinhoss

Tati - Octeto

Adalberto Althoff Jr. disse...

Show de bola o blog, bem melhor estruturado que o meu hehehe

Pode colocar o link do F1comfritas aí sim, to colocando o de vcs lá tb!!

Priscilla Bar disse...

Com relaçao a última pergunta:Vcs sabiam que a possibilidade de chuva esse fim de semana é enorme????huhuhu

Agora,o "caça-tatu" foi o melhor..heheh

Cami disse...

Adorei o blogger de vcs!!!
Estão de parabéns, e isso serve pra dar uma lição em alguns machistas, quando dizem que mulher não entende nada de F1 e assiste somente para apreciar a beleza dos pilotos!!!
Show!!!
Podemos linkar o vosso blogger ao nosso site e vice versa???
Qualquer coisa, entrem em contato, por favor,ok?
cami@heikkikovalainenbrasil.com
andrea@heikkikovalainenbrasil.com

Sucesso!!!

Felipe Maciel disse...

Parabéns pelo bllog, meninas! Muito legal os troféus f1-ve e Cata-tatu e roda baiana heheheh

Já adicionei vocês em meus link do blog.

Até a próxima!

formula uno a lo camba disse...

tadinho do tatu!!!!
concordo com o prémio a rosberg, mais vcs vão ter que inventar um troféu de prata para o rapaz de óculos esse da STR