sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

KERS & Anorexia: novo drama na F1?

Muito se fala sobre o tal KERS e sua polêmica introdução na F1. Vai funcionar? Vai ser útil? Vai dar choques elétricos? Mas por enquanto, a grande questão da implantação do novo sistema é: Como acomodar um dispositivo de no mínimo 20kg no carro, sendo que segundo a regra o peso máximo de F1 completo com piloto e fluidos (combustível e óleos) continua em 605kg?
Poucos sabem, mas há uma folguinha de peso nessa história. E esta sobra é preenchida com lastros que são estratégicamente colocados aqui e ali (segredo de Estado) para melhorar o equilíbrio do carro e fazê-lo mais rápido e eficiente em curvas, por exemplo. Mas o KERS veio bagunçar o coreto! Adicionando 20 kg a mais no carro, as equipes se viram em desespero tendo que abrir mão de seus pesinhos (indispensáveis ao acerto fino de um F1). Então, onde ganhar uns quilinhos a mais para garantir aquela sintonia fina??? Acertou quem disse que a única peça do F1 que pode emagrecer é o pobre do piloto. E é isso que muitos estão fazendo na pré-temporada.

Uma maçã no café da manhã, 2 folhas de alface no almoço e meia uva na janta. Este parece ter sido o cardápio para alguns nomes do grid neste inverno europeu. Fernando Alonso foi o primeiro a abrir o verbo e revelar. Perdeu três quilos nas férias. De 60kg, passou para 57kg. Isso para um homem de 1,71m. Ano passado, a "ficha" de Alonso revelava que o bi-campeão do mundo tinha 68kg. E lá se foram 11kg em 1 ano (para alguém que já tinha o aspecto sequinho). Nico Rosberg também foi um que "apertou o cinto" e recusou as guloseimas natalinas. O piloto tinha 70kg para 1,78m e revelou que teve que emagrecer bastante para não começar a temporada já em desvantagem. Mas o maior perdedor de peso da pré-temporada foi Robert Kubica. Alto (1,85m) e polonês, onde a tradição é comer até a barriga doer, o piloto da BMW teve que trancar a boca. Robert saiu de seus 73kg para míseros 65kg. Pouco para um homem adulto da altura dele.

Assim como a sociedade impõe injustamente padrões de forma inatingíveis para nós mulheres, que somos obrigadas a sonhar com corpinhos esquálidos de Kate Moss e outras tantas que não chegam aos 45kg apesar de medirem mais que 1,75m, a F1 também já escolheu seus favoritos. Na ditadura do KERS Heidfeld e Felipe Massa são os "invejados" do grid. Franzinos e pequenos, não passam dos 55kg. Quase 20kg a mais que Kubica e Rosberg anteriores às suas dietas. Agora, o que farão os altos e vistosamente magrelos Webber (já esquálido), Button, Vettel?

Será que o fantasma da bulimia e anorexia que assombra a vida das passarelas andará também de carona nos carros da F1?? Vamos observar com atenção essa loucura pela dieta no mundo dos homens de capacete!

11 comentários:

Marcos Antonio disse...

acho um absurdo não terem aumentado o peso do conjunto piloto-carro.A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco. agora teremos uma F1 magricela

Unknown disse...

fiquei triste com o peso e altura do narigão. esse povo não parece tão magro assim

imagino que kimi vai ter que segurar o vodka.... senão, vai ter um desequilibrio danada neste ano na ferrari

Ron Groo disse...

Pra alguns vai ser fácil perder peso.
O Nico Rosberg por exemplo já se alimenta só de barrinhas de cereal, suquinhos, alfacinhas e coisinhas light.
Tá com corpo de miss já a menina... digo o rapaz.

Já o Alonso...
Perder aquela papada toda, mais uns quilos de pneu vai ficar complicado.
Se bem que se ele fizer a sobrancelha mais vezes o peso diminui consideravelmente...

Anônimo disse...

Tenho que confessar: Eu ri com o título!rs

Mas falando sobre o problema Kers - pq sinceramente até agora nao fez mais que dar problemas - acho que se o piloto PODE emagrecer, bem vindo seja.

Agora, Kubica com 65 Kg, já é sacanagem!

A equipe que encontre outro jeito..

Juliano "Kowalski" Barata disse...

Muito bom o post. Mais do que nunca, a utilização dos lastros ficou prioritária...

Anônimo disse...

Céus, que tristeza. Vai ter gente no grid em dia de calor colocando a mão no capacete e murmurando "eu acho que vou desma......"

P.S - a verificação de palavras me pede para digitar colic! São os sinais de que já está na hora de uma nova piloto. Fechar a boca até secar e agüentar colic é besteira pra nóis!

politicamente_incorreto disse...

A Etiópia e a Earitréia ameaça dominar a F1 nos próximos anos.... desculpem a piada de humor negro, mas não resisti... todo mundo tem um lado fdp e o meu tá ativo. Fora a brincadeira a F1 tá virando boiolice extrema, saudades da F1 de verdade.....

Blog F1-V8 disse...

Obrigada pelos comentários!
Marcos: realmente, considero um pouco cruel não terem aumentado o limite de peso... o kers pode pesar até 50kg e isso em um carro de corrida é um graaande problema!
Marcelo F1ALC - O Robert está sofrendo. ele mesmo disse que emagreceu até o limite de suas forças... a pressão sobre ele é a maior, afinal, Heidfeld pesa como uma bailarina russa!
Groo - pobre nico, imagino o menino contando as calorias do peru no Natal (por favor, sem duplos sentidos aki!)
Pri - tenho pena dos pilotos, mas por outro lado, quem ganha tanto como eles pode sim fazer um sacrifício não é?heahehahehahe... 65 kg do Kubica está de dar dó msm
Kowalski- agora o principal segredo da F1 vai começar a ser revelado. Ngm falava em lastro, agora o assunto tá na boca do povo!
Aline - relamente, emagrecer, fazer dieta o tempo todo e ainda enfrentar cólica, só uma mulher mesmo para aguentar!!! Deveriam colocar a Bia e a DAnica para mostrar a eles umas receitas de chá verde e demonstrar como ´seria correr na Malásia, com cólica, no 2º dia de menstruação. E depois descer do carro, com a escova intacta, calçar um salto alto e cuidar das crianças... Esses machos não são de nada!!!
politicamente incorreto - seu humor negro foi bem-vindo!! realmente, essa parada do peso é uma frescurite. piloto de F1 anoréxico?? Peloamordedeus!!!

Até a próxima gente!!

Anselmo Coyote disse...

Meu nome tinha que ser atrasadinho, mas vá lá.
Não aumentar o peso do conjunto carro-fluídos-piloto realmente foi de lascar. O Kubica vai poder deitar na agulha e se cobrir com a linha.
Quem dita a esqualidez das modelos de passarela não é a sociedade, mas os estilistas, esta classe cujo gosto por mulheres é muito discutível. Pensando nisso, há alguma mulher na direção da FIA... rsrsrs?

Octeto Racing Team disse...

Sei que o post é do mês passado, mas agora tb tenho que comentar!!

Depois do que Aline e vcs meninas F1-V8 falaram, só posso fazer parte do coro!!! hahahahaha

Mas vcs se esqueram da TPM!! hahaha
Imaginem só?? Acho que no momento da fúria, a pole já estaria garantida!!! hehehe

Bjinhosss do Octeto p/ vcs!!!

Tati

Unknown disse...

Relamente um absurdo não terem aumentado o limite de peso.

Daqui a pouco vou começar a dispensar bons pilotos para colocar joqueis no lugar só por causa da altura e peso...

A F1 precisa mudar... Mudar muito e rapido.