quinta-feira, 26 de março de 2009

Finalmente, as férias terminaram!!!


Desde o dia 2 de novembro de 2008 estamos sem corridas de Fórmula 1. De lá pra cá, quando começam os primeiros treinos para o GP da Austrália foram quase 150 dias sem ver os carros rasgarem as retas dos autódromos. Tempo suficiente para despertar os efeitos mais degradantes de abstinência nos apaixonados por automobilismo e também para algumas surpresas nos bastidores da principal categoria do automobilismo. Vamos listá-las aqui, para que possamos tirar a prova do que era boato e do que pode ser verdade nesta nova temporada.

* Polêmica 1: O KERS e o peso dos pilotos
Eles voltaram do Natal falando que emagreceram 3, 4 e até 6 quilos durante as férias de inverno. Parece papo de modelo, mas era o discurso da maioria dos pilotos. Para abrigarem os quase 50 kg de KERS, os pilotos tiveram que emagrecer para poder dar espaço para o lastro. Mas em Melbourne veremos quem perdeu peso de verdade e quem estava apenas jogando uma mentira daquelas, como nós mulheres fazemos no salão de beleza!

* Polêmica 2: Os difusores da discórdia
Com as novas regras aerodinâmicas os difusores passaram por alterações importantes. Entretanto, o regulamento não especifica claramente o formato dos difusores. Aproveitando esta brecha, Toyota, Williams e Brawn apostaram em difusores diferenciados, mais sofisticados. A FIA já os analisou diversas vezes, eles foram aprovados mas as equipes continuam chiando... Vamos ver ainda no que vai dar.

* Polêmica 3: A falência da Honda e o nascimento da Brawn
Em Dezembro a Honda jogou a toalha na F1. A crise vitimou o braço automobilístico da montadora japonesa. E com isso foram por terra os sonhos de Button, Barrichello e cia. Os pilotos não tinham contrato com ninguém e os cockpits já estavam todos ocupados. O impasse durou até fevereiro, quando foi anunciada a Brawn GP, que com os restos da Honda, competiria em 2009. Button e Barrichello sairam ganhando e o grid da F1 em 2009 voltaria a ter 20 carros.

* Polêmica 4: O campeão com menos pontos
Faltando 2 semanas para o início da temporada foi a vez da FIA aparecer como destaque nos noticiários esportivos. Resolveu mudar as regras na hora do jogo. O campeão não seria mais aquele com maior numero de pontos e sim o piloto que conquistasse o maior numero de vitórias. Todos reclamaram. Fizeram protestos na imprensa, os fãs se mobilizaram na internet, enfim, um verdadeiro bafafá. A FIA resolveu voltar atrás e deixar a grnade novidade para 2010.

*Polêmica 5: A McLaren que anda para trás
Nos testes de inverno a equipe inglesa não brilhou nem liderou nenhum dia. Nem mesmo o atual campeão do mundo conseguiu andar na frente durante a pré-temporada. O MP4-25 não lembra em nada o carro quase imbatível do ano passado. Obviamente, muito mudou nas regras da F1, mas será que este será um ano difícil para a turma de Ron Dennis (agora aposentado) ou eles estão escondendo o jogo?

* Polêmica 6: A Brawn quer ser grande
Ela surgiu como uma Fênix do meio das cinzas. Da falência aos primeiros lugares nos últimos testes de inverno. Como uma equipe que ficou a pré-temporada inteira parada, sem chances de disputar o campeonato ressurge com tamanha força? Agora Button e Barrichello, antes condenados às pantufas em 2009, já figuram como favoritos ao lado de Massa, Raikkonen, Alonso e Hamilton. Essa nós vamos esperar para ver!


Graças a Deus, dentro de algumas horas teremos carros na pista de novo!!!

8 comentários:

Unknown disse...

eu aposto ao seguinte: a Brawn vai puntuar muito, mais a espectativa é exagerada
2)a mclaren não está tão ruim assim, acho que vai dar briga desde o inicio
3)a ferrari quebra motor mais de uma vez neste ano

Unknown disse...

ups! esqueci:

BEMVINDAS DE NOVO meninas!

Rodrigo Neto disse...

1) ...como nós mulheres fazemos no salão de beleza!
Rolei de rir..

Tão ruim quanto a abstinência de F1 foi o sumiço de vcs ! Bem Vindas novamente !

Ron Groo disse...

Tem razão, as polêmicas foram muito chatas e a pré temporada foi triste.
Saudemos a volta das corridas!

Unknown disse...

Polêmica 1: Acredito que assim como nós brasileiros, as equipes de F1 também são especialistas no nosso famoso “jeitinho”, e com certeza, mesmo com o KERS sendo utilizados eles deixaram os carros dentro dos limites regulamentares.

Polêmica 2: Todo começo de temporada é a mesma coisa... Sempre uma equipe torce o nariz sobre o carro das outras, acredito que ninguém é burro pra fazer um carro tão complexo, fora das especificações, ainda mais sabendo como a FIA é severa na punição.

Polêmica 3: Mesmo a Honda jogando a toalha, o desenvolvimento do carro para esse ano não, foi deixado de lado, e o carro “nasceu bem”, o que conta muito na F1, mas não sei se durante o decorrer da temporada, eles terão fôlego pra se manter entre os melhores

Polêmica 4: Particularmente eu não gosto desse novo sistema, acho um pouco injusto, mas acredito que seja uma ótima maneira, de obrigar os pilotos a lutarem somente pela vitória. Acho que com essa nova regra, faz muito sentido à frase “O segundo é o primeiro que perde”.

Polêmica 5: Realmente o MP4-25 “não nasceu bem das pernas”, mas hoje estava lendo uma entrevista com o Fernando Alonso, no site da Formula1, e ele dizia que tudo vai depender do desempenho do carro nas primeiras provas, que durante o campeonato com certeza a McLaren vai ajustar as coisas.

Polêmica 6: A Brawn GP pode ate ter se destacado nos treinos pré-temporada, mas acredito que não irá tão longe assim, pode ate ser que figure entre os primeiros lugares nas 2 ou 3 primeiras etapas do mundial, mas conforme as equipes vão ajustando seus carros, a Brawn vai acabar ficando pra trás...

Análise F1 disse...

Olá Fernanda e Giselle, tudo bom?
é bom mesmo ter o mundial e vcs de volta!

Gostaria de pedir licença para dar um recado no seu espaço...

Este ano o Análise F1 vai estar fazendo um bolão e vai dar um Playstation 3 para o primeiro lugar e um MP3 para o segundo e terceiro colocado. Para participar basta acessar:

http://analisef1.blogspot.com/2009/03/casa-de-apostas-af-1-gp-da-australia.html

O prazo para apostar para o GP da Austrália é de até 23:59h desta sexta-feira.

Abração e obrigado pelo espaço!

Marcos Antonio disse...

é meninas, que bom a temporaa vai começar! To torcendo por um pódio da Williams!Nossos Difusores ~soa melhores que o dos outros! hehehe

Marcelonso disse...

Ola meninas,

Bom ter vcs de volta,e qto a corrida,esperamos emoção muita emoção.

Gostei da Brawn,mas digo que se os caras dominarem como na era Ferrari,será muito chato.Queremos é briga!

beijos