segunda-feira, 10 de março de 2008

Penduricalhos da pré-temporada

Os testes de inverno que antecedem a temporada da Fórmula 1 são sempre diversão garantida para quem gosta de observar "os detalhes" das máquinas. Com a redução do número de testes durante o ano, essa é a melhor época para as equipes colocarem na pista suas soluções aerodinâmicas e novos dispositivos.

E essa pré-temporada foi especial. Pelo jeito os departamentos de aerodinâmica das escuderias estavam com a criatividade em dia. Daí, surgiram algumas bizarrices do design e da aerodinâmica, algumas dessas novidades voltarão durante a temporada, outras serão esquecidas antes do GP da Autrália.


O carro-bigorna

Fonte: f1racing.net


Essa foi a novidade da Red Bull. Quando Mark Weber foi para a pista com este modelo mais parecido com as bigornas da ACME, muitos queixos caíram. Pelo jeito, o novo desenho da entrada de ar mostrou-se eficiente, pois o autraliano marcou o melhor tempo do dia.


As calotas da discórdia

Fonte: f1racing.net

No ano passado elas surgiram timidamente. Muitos protestaram. E aquela calota estranha, que cobre toda a roda está de volta em 2008. A justificativa científica é a de que ela ajuda na troca de calor dos freios. E de quebra, diminui a intensidade de turbulência nessa região. As da McLaren parecem bem exageradas...

Os chifrudos


Fonte: f1racing.net


A novidade foi lançada pela McLaren em 2006. E logo virou "moda". Neste ano, os chifres irão desflilar nas cabeças dos pilotos da Honda. Com todo o respeito, é claro.

O carro-alegórico


Fonte: f1racing.net


Quesito Fantasia. Unidos da BMW- Sauber. Nota deeeeeeez! É isso aí. Parece que o Joãozinho Trinta foi passsar um tempinho pelas bandas da equipe alemã/suíça. Os carros de Heidfeld e Kubica mais parecem carro alegórico desfilando na Sapucaí. No entanto, os penduricalhos aerodinâmicos não parecem ter surtido muito efeito. O desempenho da BMW nos testes não foi lá essas coisas...

Um comentário:

Unknown disse...

esqueceu do famoso aerofólio em "W" da Mclaren
acabei de ver uma foto em
www.thef1.com

olha a noticia aqui:
http://www.thef1.com/noticias/noticias-2008/marzo-2008/bfaleron-en-w-las-fotos-no-son-concluyentes