sábado, 5 de julho de 2008

GP da Inglaterra - Kovalainen na pole

Crédito: www.itv-f1.com
Muitos cotavam o nome de Massa, outros achavam que Hamilton se redimiria de suas bobagens e conseguiria a pole em casa. Mas quem vai largar de cara para o vento amanhã será o finlandês Heikki Kovalainen, que pela primeira vez vê seu nome estampado na posição 1 do grid de largada.

O treino classificatório começou com uma surpresa para pilotos e equipes. Chuviscando e fazendo sol ao mesmo tempo e ventando forte. Por isso, muitos foram para a pista garantir logo seu tempo no C1. Outros, como Nico Rosberg e Rubens Barrichello não tiveram a mesma sorte, pegaram pista úmida e acabaram de fora do C2. Na segunda parte do treino, a surpresa foi o desempenho dos carros da Toro Rosso, com Vettel classificando-se bem para a superpole. Hamilton, foi o mais veloz dessa fase, sinalizando uma provável pole no C3.

Entretanto, a superpole revelou novas surpresas e nomes improváveis para o domínio do treino. O líder do campeonato Felipe Massa ficou de fora da disputa por um vacilo da Ferrari, que não o colocou na pista a tempo de dar a sua última volta rápida. Hamilton, vinha baixando o tempo e marcaria a pole, não fosse uma escapada Priory que o deixou na 2ª fila. Piquet e Vettel surpreenderam, mostraram força e consistência e largarão em 7º e 8º respectivamente. Fernando Alonso conseguiu levar sua Renault à 6ª colocação e dividirá a 3ª fila com Nick Heidfeld da BMW. Seu companheiro de equipe, Robert Kubica nem saiu dos boxes no C3. As grandes surpresas do dia ficaram nas mãos de Mark Webber e Heikki Kovalainen. O piloto australiano levou a sua Red Bull à primeira fila com o tempo de 1:21.554, que desbancou o então pole position Kimi Raikkonen. Entretanto, logo depois, nos últimos instantes do treino, Heikki Kovalainen voou pelas curvas de Silvertone e trouxe a pole para o time da casa, com o tempo de 1:21.049, quase meio segundo de diferença em relação ao 2º colocado.

Muitos podem discutir sobre a quantidade de combustível dos líderes e quem estaria mais leve. Se tivéssemos que apostar, apostaríamos que Webber vem bem leve para a corrida, entretanto, o temporal conseguido por Heikki Kovalainen não é fruto de tanque vazio. O finlandês andou rápido durante todo o fim de semana e realmente tinha um carro superior na qualificação de hoje. Além disso, kovalainen soube dosar arrojo e perícia para conseguir o melhor tempo no C3 e conquistar sua merecida pole. O finlandês da McLaren agora está mais próximo do que nunca de sua tão sonhada primeira vitória na F1, e caminhará a passos firmes para ela amanhã, se o típico mal tempo inglês permitir.

Nenhum comentário: