- Apesar dos temores de um acidente na primeira curva, a largada foi limpa. Massa e Hamilton defendeam suas posições e logo abriram vantagem em relação a Raikkonen. No pelotão da reta guarda tudo permanecia em paz, sem catadas de tatus e afins;
- Nas primeiras voltas, alguns defeitos da pista começaram a aperecer: ondulações, zebras muito altas e sujeira, muita sujeira. Por outro lado o efeito visual da pista iluminada pulsando entre os prédios na noite de Cingapura é de encher os olhos de qualquer torcedor.
- Logo nas primeiras voltas, Rosberg e Alonso "criaram" um ponto de ultrapassagem na curva 7, onde fizeram lindas manobras para superar Trulli. Lá na frente, Massa lidera com folga. Já Hamilton, que parecia inalcançável, começava a ser seriamente pressionado por Kimi RAikkonen, que vinha em um ritmo alucinante.
- Na volta 15, Nelson Piquet bate forte no muro, obrigando a entrada do Safety Car. Logo, Rosberg e Kubica aproveitam para fazer seu primeiro pit stop. Entretanto, os pits foram abertos apenas na volta seguinte. Posteriormente foram punidos com um stop and go cada;
- Com os pits aberto, é a vez da parada dos líderes. Massa e Hamilton rumam para os boxes na mesma volta. A Ferrari erra de forma desastrosa, ao soltar Massa antes do fim do abastecimento. Isso prejudicou tanto Massa quanto Raikkonen, que vinha logo atrás e não tinha injetor de combustível. O brasileiro teve que esperar minutos até que os mecânicos retirassem a mangueira de reabastecimento de seu carro;
- Na volta à pista, depois da situação de pits regularizada, Fernando Alonso apareceu de forma surpreendente na ponta. Rosberg, mesmo após a punição figura na segunda posição. Hamilton voltou em 8º. O prejuizo ficou por conta da Ferrari. Raikkonen voltou à pista na antepenúltima posição. Já Felipe Massa amargava a última posição, levando, ainda por cima, uma penalização pelo ocorrido nos pits;
- Enquanto isso, Alonso abria na liderança e Hamilton garimpava ponto a ponto, beneficiando-se de paradas dos adversários para alcançar a terceira posição, de onde não saiu mais até a bandeirada. Nico Rosberg segurou sua segunda posição nas últimas voltas. Enquanto isso, Raikkonen era vítima das tartarugas instaladas nas zebras e acabou estampando o muro nas voltas finais. Massa, ainda penava na retaguarda.
- Quando cruzaram a linha de chegada, era evidente o desgaste físico dos pilotos. Correr em Cingapura é quase igual a correr um GP de Macapá: umidade alta e calor forte. A festa ficou por conta da Renault, que conseguiu entregar a Alonso um carro que pode até não ser veloz, mas hoje não o deixou na mão. Já Hamilton, parecia contente com os 7 pontos que conseguiu abrir em relação a Massa no campeonato com o pódio de hoje. Também pontuaram em Cingapura: Glock, Vettel, Heidfeld, Coulthard e Nakajima.
Pontos fortes:
- Nico Rosberg: Conseguiu um bom fim de semana em Cingapura. Fez bons tempos em todos os treinos e na corrida de hoje manteve-se veloz e constante para chegar ao segundo lugar mesmo após uma punição. Soube imprimir um bom ritmo, ultrapassou Trulli em uma bela manobra e fez a felicidade de Keke Pai.
- Williams: Hoje meus amigos Aline e o Marcos Antônio merecem os parabéns. Rosberg e Naka correram muito e seus carros não os deixaram na mão. Chegaram bem e fizeram a felicidade de Sir Frank Williams, que fez questão de deslocar-se para assistir a corrida in loco. Esperamos que o ritmo seja mantido;
- Massa e Raikkonen antes da volta 15: prometiam fazer uma festa ferrarista em Cingapura. Estavam dando um banho na McLaren, com carros equilibrados e que se ajustaram perfeitamente à pista de Cingapura. Massa desaparecia na frente. Raikkonen jantaria Hamilton em algumas voltas. Mas aí pintou um certo pit stop que acabou com tudo!
Marretadas
- Regras, regras e regras: Não é possível que pilotos e equipes da categoria mais TOP do automobilismo tenham dúvidas primárias sobre o regulamento. As regras do pit fechado, da proibição de cortar chicane parecem que ainda não colaram na cabeça de ninguém! O quê que custa dar uma olhadinha no site da FIA?
- Nelson Piquet: cometeu mais um erro e voltou a ficar com a corda no pescoço na Renault. Enquanto Alonso vencia, o piloto brasileiro teve que se desculpar com a equipe (como pôde-se ouvir pelo rádio) de forma totalmente constrangedora. Como se não bastasse, Nelsinho já sente Lucas di Grassi e Romain Grosjean fungando no seu cangote e com grandes chances de tomar seu cockpit. Ainda precisa amadurecer e perder um certo receio para consegur resultados mais consistentes.
Troféu cata-pirulito: Scuderia Ferrari

Em Cingapura não tem tatu. No início da corrida, estávamos aflitas para saber quem ocuparia a vaga do tatu. Mas não é que a Ferrari deu uma grande idéia Troféu Cata-pirulito. A falta que faz um bom pirulito grande, redondo, colorido igual ao da Chiquinha é incrível. Tivesse um pirulito lá, a Ferrari poderia estar comemorando agora. O fulano não teria errado nos interruptores do sinal e tanto Massa quanto Raikkonen teriam plenas chances de fazer boas apresentações. Mas não. Pior para Massa que já não depende de resultados próprios para ser campeão. E para a Ferrari, que foi ultrapassada no campeonato de construtores. Quiseram dar uma de chiques com o pirulito eletrônico e no final deu CHIQUINHA!
Perguntas instigantes: Massa ainda pode sonhar com o título de 2008?