Toda vez que chove em Albert Park todos ficam de cabelos em pé. Terror e pânico! O circuito australiano, montado em no parque de mesmo nome em Melbourne, é um terror para a aderência, mesmo em dias de pista seca. Resultado? Muito raramente mais que 15 carros terminam esta prova. Em 2008 foram apenas 8. Ano passado, 12. E este ano, com pista úmida a história não foi diferente. Minutos antes da largada uma chuva deixou a pista molhada. Por isso, todos optaram por largar com pneus intermediários. Chuva + Traçado desafiador são ingredientes fundamentais para uma prova emocionante, bem diferente do maçante GP do Bahrein disputado há 15 dias.
Logo na largada, simplesmente Alonso, Schumacher e Button se engalfinharam. Sobrou para Schumacher e Alonso, que acabaram no fim do grid.Kobayashi, Hulckenberg e Buemi também se engalfinharam em um acidente inacreditável, sem vitimas, ainda bem. Já Massa e Kubica se deram bem e conquistaram algumas posições.
Mas o que mais garantiu a emoção nesta corrida foi com certeza a condição instável da pista. Na volta 7 Button deu o pulo do gato (que no início pareceu tiro no pé) e colocou pneus de pista seca. Duas voltas depois todos os pilotos foram para os pits fazer o mesmo. E o que determinou quem se deu bem ou não foi justamente a capacidade de conservar pneus. Nisso, a Red Bull, que parecia dominar a corrida, acabou se dando mal, com o incidente de Vettel e o rendimento decadente de Webber. Nisso, Button acabou abocanhando o GP da Austrália, seguido de Kubica e Massa. ALonso, Rosberg, Hamilton, Liuzzi, Barrichello, Webber e Schumacher completaram a zona de pontos.
crédito: Tazio
Marretadas
- Schumacher: está certo que ele se envolveu na cofusão dos campeões na primeira volta, mas deu pra perceber que pilotar na Austrália hoje foi tarefa dura para o Schumacher. Passou 40 voltas atrás de Alguerssuari!
- Amadoras: Lei dos 107% do tempo, já! Hispania e Virgin ainda estão na GP2. Acho que di Grassi e Senna entraram numa gelada!
- Horário: O GP da Austrália era um dos nossos favoritos. Começava à meia noite, dava tempo de sair, ir para o Shopping, passar no Butequis e ainda chegar em casa a tempo de arrumar tudo para ver a largada. Mas esse horário quase-GPda MAlásia não dá! Três da manhã, a corrida acaba às 04:30... super penoso! Fora que acho perigoso pilotar naquele crepúsculo australiano... a corrida acabou quase no escuro!
- Azar: Tiraram o nome do Raikkonen da macumba e colocaram o do Vettel. 2 vitórias quase garantidas que escaparam por problemas mecânicos totalmente incomuns: uma vela de motor rachada no Bahrein e um porca da roda quebrada na Austrália. Uma pena, pois Vettel já seria o líder disparado se tivesse conseguido vencer ambas as provas...
Pontos positivos:
- Button: Com toda essa condição de pista "melada" mostrou que é campeão do mundo não pelo arrojo, mas pela suavidade. Button sabe conservar o carro e principalmente os pneus. Quando todo mundo sofria com desgaste, ele estava com pneus zerados e um carro na mão.
- Chuva: quer corrida emocionante? Molhe a pista! Este componente aleatório é determinante para corrida boa (em pistas que não sejam marca Tilke). Hoje a chuva, mesmo fraca, fez a diferença e proporcionou uma ótima corrida, espantando um pouco o fantasma do tédio nas provas da F1.
- Ferrari: comeu pelas beiradas a corrida inteira (tirando a grande largada de Massa). Alonso e Massa tiveram dificuldades, mas ainda conseguiram ganhar muitos pontos importantíssimos para o campeonato. Mas é bom ficar de olho, porque o carro da McLaren hoje mostrou-se muito equilibrado e certamente vai dar muito trabalho!
- Largada do Massa: redimiu-se da largada ruim no Bahrein pulando de 5º para 2º hoje... sabe-se lá onde ele arranjou tração para conseguir pular tanto antes da prumeira curva.
Deu merda: Hamilton x Webber e Hamilton x Webber x Alonso
Nas duas condições de ultrapassagem, alguém acabou catando um tatu. E temos dois reincidentes! Mas não vamos condená-los, afinal, alguém tem que colocar a faca nos dentes e amarrar a faixa de Rambo na cabeça pra dar emoção ao negócio!
Roda Bahiana: Fernando Alonso
Antes que me crucifiquem, vou deixar avisado! ISso não é prova de que Alonso é piloto-peba! NAda disso!! Mas aquela rodada com direito a ir contra a correnteza colocu uma pimenta na corrida antes da primeira curva! E óbvio, Alonso fez a gente pagar a língua, recuperando-se de forma espetacular e ainda garantindo a 4ª colocação... Mas que é bom cutucar a onça com vara curta de vez em quando é, né?
Troféu F1-V8: Robert Kubica
Tirou leite de pedra a bordo do Renault Sendero pintado de amarelo que deram pra ele pilotar! Foi oportunista na largada e na relargada e conseguiu manter o ritmo mesmo com pista em condição difícil e com desgaste de pneus. Voltou ao pódio e parece espantar a má fase que o assola desde ano passado. Espero que o Kubica volte a fazer grandes corridas, mas ele poderia ir ao pódio de bala clava! Pense num bichinho fraco de aparência, affe!
Perguntas instigantes: Pode-se considerar a Renault como uma candidata a mais pódios e vitórias em 2010???
Um comentário:
Eu penso que não foi só a chuva.
Na minha opinião ela apenas agregou mais emoção. Austrália é sempre assim.
Hehehehe, Pai Tião vai ver o que pode fazer pelo Vettel.. hahahaha
Postar um comentário