sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Raikkonen, o bode expiatório


Após a série bizarra de erros da equipe, a Ferrari parece respirar aliviada. Não, nenhum resultado foi retificado e a equipe italiana ganhou pontos perdidos... O caso se trata de uma das "verdades" mais antigas que existem no mundo da Engenharia (e em outros mundos também): Errar é humano, colocar a culpa em alguém é divino!

E foi o que não demorou a acontecer. Logo depois da apresentação circense protagonizada pela equipe italiana em Cingapura, apuradas as razões das "falhas"e visto o prejuízo ao campeonato, os canhões da equipe e da nada confiável imprensa italiana apontaram para Kimi Raikkonen. Não que estajamos defendendo o finlandês, que realmente faz uma temporada fraca e não pontua há 4 corridas. Mas boatos incríveis e comentários maldosos começam a aparecer nestes dias.

O primeiro deles veio de Stefano Domenicali, que após defender o seu pirulito (sem trocadilhos, por favor!), disparou que a Ferrari tem a OBRIGAÇÃO de fazer 3 dobradinhas em 3 corridas. Logo depois foi a vez de Luca de Montezemolo, que revelou que tem ido ao psicanalista diariamente após o fatídico domingo na Ásia e que Raikkonen tem a OBRIGAÇÃO de melhorar seu desempenho para ajudar Massa. Agora, vem o novo boato, que diz que Raikkonen passou a noite se esbaldando na balada cingapurana (ou cingapurina, cingapurense, whatever) e depois promoveu uma esticadinha com moças de procedência duvidosa em seu quartinho de hotel até o sol raiar. Só que não contava com a presença de Jean Todt, que tentava dormir na suíte ao lado. Daí já sabem o resto... pilotar meio tonto, fim de corrida, fígado intoxicado, cara no muro...

Mas, como já revelamos, esse não é um texto para defender o Iceman. E sim para que a Ferrai pare de se esonder atrás do mau desempenho do atual campeão do mundo para justificar seus infortúnios. Quem deixou a mangueira engatada em Massa? Não foi o Raikkonen (Opa, essa pegou mal)! Quem deu a luz verde antes da hora? Também não foi o finlandês. Assim como não foi o Kimi que liberou o lote de bielas bixadas para os motores das corridas da Hungria e Valência, asssim como não foi ele que cometeu diversos erros na hora de liberar os pilotos para a pista nos treinos classificatórios. Raikkonen também não pode responder pelos problemas nas bombas de reabastecimento, nos escapamentos mal soldados ou nas estratégias medíocres que a Ferrari tem adotado em diversas corridas esse ano.

Está certo, Raikkonen tem lá um perfil fácil de ser criticado. Parece aéreo, às vezes fica um tempão com os olhões claros esbugalhados, pensando Deus sabe lá em quê. Fora que gosta de uma cana, queima o dente de vez em quando. Mas culpar isso integralmente por sua má fase e a de sua equipe é exagero. Assim como é exagero exigir de Massa a vitória como se seus infortúnios fossem todos culpa só dele. Fora que, esquecer o que o Iceman aprontou ano passado é falta de memória muito injusta. Não fosse o título suado e brilhante de Railkkonen, a Ferrari iria encerrar a temporada garfada e vencida por uma equipe que roubara seus planos e por dois pilotos geniais, mas que estavam muito mais preocupados em comer as víceras um do outro do que no título mundial.

O que aconteceu na Ferrari domingo foi uma demonstração clara do que tem sucedido dentro da equipe. Má gestão de pessoas, gente interessada muito mais no Business do que em corridas de carros, muita conversa de imprensa e patrocinadores poderosos. Daí vêm os erros primários, que em um mundo tão duro e competitivo são imperdoáveis. Apontar para os escorregões de Raikkonen e não reconhecer e corrigir os próprios erros é um pecado fatal que poderá custar à equipe de Maranello os títulos de pilotos e construtores de 2008.

3 comentários:

Vinicius Galli disse...

Olá venha participar da primeira edição do aonde aconteceu no meu blog
http://formula1stats.blogspot.com/
Os acertadores ganharam prÊmios
1º Colocado Foto do Niki Lauda Autografada
2º Colocao Foto de Jody SCHECKTER Autografada
3º carro vencedor da prova
Outros acertadores Foto do carro que chegou em segundo
vlw pessoal
Boa sorte

Anônimo disse...

É a ganância! Estao sendo "possuídos" pelo mesmo mal da Mclaren no ano passado...

Ron Groo disse...

Ehehehe, bode? Sei não... Que tal Cabra Finlandeza?
Kimi vai fazer jogo de cena até o fim do campeonato. E se a Ferrari perder o titulo vão jogar a culpa nele com certeza. Muito apático.